Como já noticiamos aqui, na semana passada aproximadamente 16 mil atletas participaram da Maratona Internacional de Florianópolis. Corredores de todos os estados do Brasil e de países de cinco continentes estiveram na capital de Santa Catarina para participar e superar as três corridas do evento esportivo. Santa Cruz das Palmeiras esteve representada por 21 corredores, com destaque para a atleta Paula Plaza Matavelli, que concluiu o percurso com o tempo de 3 horas e 28 minutos, garantindo o índice para a Maratona de Boston, nos Estados Unidos, que acontecerá no mês de abril do ano que vem.
A Maratona de Boston é realizada sempre em abril e reúne cerca de 30 mil atletas e mais de 500 mil espectadores. Para participar é preciso ter feito anteriormente uma maratona oficial e, mais ainda, em um determinado tempo, de acordo com a sua idade. Esse é o chamado tempo de qualificação, ou índice, para Boston. Qualificar-se para Boston é considerado um grande feito na comunidade de corredores, devido aos rigorosos índices de tempo exigidos.
A atleta palmeirense há muito vinha tentando este índice, que segundo ela é uma grande realização profissional. Em sua rede social ela falou de sua satisfação e do esforço que fez para conseguir esse índice: “há anos eu sonho com esse índice para a Maratona de Boston (a maratona mais famosa do mundo) e a cada maratona que eu completava era um passo a mais para essa conquista. Antes de iniciar corrida, em Floripa, conversei muito com Deus e disse: ‘vamos tentar de novo?’”.
A atleta disse ainda que a cada passo que dava agradecia a Deus e pedia força a Ele. “Nos últimos 2km, quando já avistava a linha de chegava, olhei para o meu relógio na esperança de conseguir o tempo limite que eu buscava (3horas e 34min). Senti Ele falando comigo naquele momento quando soprou no meu ouvido: filha, eu quero bem menos que isso. Chorei durante os dois últimos kms finais. O coração encheu de gratidão e de felicidade. E ao cruzar a linha de chegada, Deus me presenteou com 3horas e 28min!!! Me deu o índice e mais que isso, me presenteou com sua presença nos 42kms mais importantes da minha vida”.