Santa Cruz das Palmeiras recebe Encontro de Folia de Reis

Santa Cruz das Palmeiras recebeu, no último domingo, 15, o Encontro de Grupos Folclóricos de diversos municípios da região, com o objetivo de comemorar o tradicional festejo de Folia de Reis. As apresentações aconteceram no Centro de Lazer do Trabalhador Luís Piccolo, antiga Estação.
A iniciativa faz parte do calendário de eventos do município. Essa festa, conhecida como Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo em muitos países.
Participaram do encontro os grupos: Cia de Reis Nova Estrela, Tapiratiba; Cia de Reis Filhos de Maria, Tapiratiba; Associação dos Reis Magos, Santa Rosa de Viterbo; Cia de Reis São Francisco de Assis, Indaiatuba; Cia de Reis São João Operário, Campinas; Cia de Reis Mensageiro do Cordeiro, Cordeirópolis; Cia de Reis Estrela Dalva, Casa Branca; Cia de Reis Nascimento de Jesus, Santa Cruz das Palmeiras.
História
Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal. Foi trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira e ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Possui caráter religioso e faz parte do ciclo natalino, quando são feitas as comemorações do nascimento de Jesus com festejos populares como Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.
Segundo a tradição cristã, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade.
Ainda segundo a tradição, um era negro, o outro, branco, e o terceiro, moreno, representando toda a humanidade.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook