Na manhã da última quarta-feira, 2, uma moradora da Vila Bortone, em Santa Cruz das Palmeiras, acionou a unidade do Meio Ambiente, informando que teria avistado uma cobra entrando em sua residência. Um dos responsáveis pelo órgão deslocou ao local e pôde ver o animal, que estava dentro do amortecedor de um veículo estacionado na garagem da casa. De imediato, foram acionados os profissionais da Clínica Anvet, o veterinário Armando Cruz Neto, especializado em resgate de animais, e sua auxiliar, Viviane Pavani.
Ao chegarem ao local, a equipe identificou o animal como sendo uma jiboia, espécie não peçonhenta, mas de grande porte, que media aproximadamente dois metros. Com técnicas seguras de manejo de fauna, a equipe da citada Clinica realizou a captura da serpente, sem ferimentos, garantindo a segurança dos moradores e do próprio animal.
Após a captura, a jiboia foi avaliada e, por não apresentar sinais de ferimentos, foi devolvida ao seu habitat natural, longe das áreas residenciais.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra os profissionais da Clinica resgatando a cobra, que parecia não querer sair de seu esconderijo.
Segundo o responsável pelo Meio Ambiente, as jiboias são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema, ajudando no controle de roedores e outras espécies, e, por oportuno, aconselhou as pessoas no sentido de que, ao encontrarem um animal silvestre, não se deve tentar capturá-lo. O correto é acionar uma equipe especializada para um resgate seguro.
Viviani Pavani informou à reportagem da Gazeta Palmeirense que as pessoas, principalmente as que residem próximas a chácaras, devem tomar cuidado, pois com os desmatamentos que vêm ocorrendo, estes animais tendem a procurar áreas verdes próximas à cidade para sua sobrevivência. Disse, ainda, que se alguém encontrar algum animal desse tipo pode procurar a Clínica que seus funcionários irão resgatar, examinar e, se preciso, medicar antes de soltá-lo em seu habitat natural. Viviani afirmou, ainda, que “a jiboia não apresenta tanto risco, mas, para qualquer outra serpente, não se deve tentar fazer a captura se não tiver qualificação, experiência, pois isso pode causar um acidente para a pessoa e ao próprio animal.”











