Siga-nos

Acontecimentos da vida

Ela, jovem, se apaixonou por um homem de idade um tanto quanto avançada. Por considerar essa aparição tardia, ele, apesar de viver só e do amor que nutria por ela, optou por uma “sublime renúncia”. Daí, então, nasceu esta poesia com o título

Encontro tardio

Tu és mesmo a exaltação da pura beleza! / Quando, sorrindo, passas pelo meu jardim, / até as flores saúdam o poder da Natureza, / deixando feliz o coração que bate em mim!

Hoje, após tantos anos de árdua caminhada, / sinto não mais poder realizar os bons sonhos. / Afinal, a juventude de há muito está sepultada, /

deixando vivos raríssimos momentos risonhos!

As páginas passadas do livro de nossa história / mostram que já não somos o que ontem fomos / e que a esperança está conosco em moratória. / No banquete do amor agimos como mordomos.

Insistimos em querer servir, não em ser servidos, / por isso, numa união, entregamo-nos totalmente, / sem saber se seremos ou não correspondidos / e se ela resistirá a cada tempestade presente.

Seguindo, assim, a estrada um tanto quanto cansado, / eis que surge alguém para encher-me de amor e paz. / Pena que essa aparição tarde demais se tenha dado: / na vida dela ainda é manhã; na minha, noite já se faz!

Col.: Francisco Bueno