Siga-nos

Árvores continuam sendo cortadas na Avenida 15 de Novembro

O corte de árvores na principal Avenida de Santa Cruz das Palmeiras, 15 de Novembro, continua sendo feito a todo vapor, deixando um rastro de insatisfação entre moradores e comerciantes.

A cada dia, o cenário urbano perde parte de sua sombra, beleza e equilíbrio ambiental, sem que haja explicações claras por parte da Prefeitura. A desculpa de que estão todas condenadas não convence, pois a maioria está saudável. Essa história não é aceita pela população, que convivia com essas árvores há décadas. A justificativa de “manutenção” também não convence, já que muitas das árvores retiradas estavam saudáveis. A cidade, que já sofre com o calor e a falta de áreas verdes, parece caminhar para um modelo de urbanização cinza, em que o concreto ganha espaço e a qualidade de vida perde lugar.

Desde o começo do mandato, o prefeito Fernando Stocco deu início ao corte de árvores, gerando preocupação e revolta entre moradores. Nesta semana, várias espécies foram retiradas no final da Avenida 15 de Novembro, alterando a paisagem e despertando questionamentos sobre os motivos da ação.

Segundo populares, não houve comunicação prévia sobre o trabalho, o que aumentou as críticas. Enquanto alguns defendem a necessidade de manutenção e segurança, outros lamentam a perda da sombra e do equilíbrio ambiental que as árvores proporcionavam ao local. Enquanto isso, as motosserras continuam devastando tudo que encontram pelo caminho. E não é só na Avenida propriamente dita, em outros locais também as árvores estão sendo derrubadas.

Do jeito que vai indo, até o final do mandato o prefeito já acabou com todas as árvores da cidade.