Prefeitura realiza reforma e ampliação da Casa Protetora para crianças

Na manhã do último sábado (01/5), o prefeito de Santa Cruz das Palmeiras, Zé da Farmácia, realizou a inauguração da reforma e ampliação da Casa Protetora (Casa Abrigo), que atende crianças e adolescentes, de zero a 17 anos e 11 meses, vítimas de violência doméstica, que foram afastados do convívio familiar por meio de medida de proteção da Justiça. O projeto é exigência do Ministério Público e da Vara da Infância e Juventude para que todos os municípios possuam uma instituição nos moldes da casa abrigo para menores de idade que tenham vivido episódios de violência.
Compareceram ao evento o vice-prefeito Adriano Martins, os vereadores Anderson Reitano e Marcos Resende, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Ângela Posse, e parentes da homenageada. Por causa da pandemia, o evento contou com poucas pessoas presentes.
O antigo espaço, que contava com sete crianças abrigadas, já não supria mais a demanda e, por isso, necessitava de adaptação e ampliação para oferecer melhor conforto aos abrigados. A obra, segundo o prefeito, custou aos cofres públicos o valor aproximado de R$ 281.500,00, através do departamento de Assistência Social, que fez todas as proteções com serpentina, cerca elétrica, equipamentos e eletrodomésticos, contando com a doação de uma Cooperativa do município. O prefeito disse ainda que quando assumiu o seu primeiro mandato assinou um TAC com o Ministério Publico para a realização de melhorias.
A chefe de setor de Assistência Social, Elaine Lepri, disse que a Casa, que abriga sete crianças, conta com 10 funcionários, entre eles dois profissionais da equipe técnica, sendo um psicólogo e uma assistente social. Disse ela: “Estamos trabalhando para que em breve a Casa Abrigo se torne uma entidade, e para isso contamos com o apoio do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. Hoje as crianças estão em uma atividade fora da casa, possibilitando, assim, que pudéssemos fazer a inauguração, e todos pudessem conhecer as instalações”.
Homenagem
A Casa Abrigo leva o nome de Deolinda Poiatti Zanata. De acordo com o prefeito, “a homenagem à senhora Deolinda se justifica por ter sido ela muito solidária com as pessoas que mais necessitavam, pois suas ações sempre foram voltadas para o bem-estar das famílias, crianças e adolescentes carentes”.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook