Alunos do karatê são avaliados e recebem faixa de graduação

Os alunos do Projeto “Escola Viva” de Karatê, que é mantido pela prefeitura municipal, através do departamento de Educação, receberam, na manhã do último domingo, 16, no Salão Social do Esporte Clube Palmeirense, a graduação de faixas. O evento, prestigiado por familiares, amigos e convidados, foi organizado pelos professores Silvana Maronete e José Tessaro. Na oportunidade, os alunos foram avaliados pelo professor João Marino Filho, pelos mestres faixas-pretas Renato Feltrin e Paulo Ferrian, ambos de Santa Cruz das Palmeiras, e pelo professor Andrade, da cidade de Vargem Grande do Sul. No total, 37 alunos receberam a nova faixa, sendo 15 do Esporte Clube Palmeirense e 22 do Projeto Escola Viva.
A graduação dos atletas encerrou as atividades do primeiro semestre do projeto em 2023. “Todos começam na faixa branca. Depois de um período com o aprendizado de técnicas, fundamento e bases, eles vão evoluindo, e à medida que a gente vê que estão em condições de passar para o próximo grau, eles fazem o exame de faixa”, explicou a professora Silvana.
Silvana explica, ainda, que o karatê ensina seus praticantes a se defenderem de ataques, mas, acima de tudo, consiste em uma filosofia de vida que privilegia a formação do ser humano em suas mais diversas dimensões. Segundo a professora, as artes marciais, sobretudo o karatê, devem ser usadas como ferramenta para inclusão social e preparo de indivíduos comprometidos com a sociedade.
Para o coordenador do Projeto “Escola Viva”, Edson Paulo, Edinho, esse é mais um esporte importante, que é ensinado para os alunos com toda a dedicação dos professores.
Disse Edinho: “Só temos a agradecer à Silvana Maronete e ao José Tessaro pelo empenho e dedicação com nossos alunos, à diretoria do Esporte Clube Palmeirense por nos disponibilizar o local para a realização do evento, aos familiares e amigos dos alunos que prestigiaram, e a todos os mestres faixas-pretas, que sempre estão conosco nos ajudando e nos apoiando para que o Karatê de nossa cidade seja cada vez maior e melhor”.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook