São Cristóvão é um dos santos mais populares do mundo, sendo considerado protetor dos motoristas, caminhoneiros, taxistas e de todos os transportadores. Por esse motivo, no dia 25 de julho, dedicado ao Santo, ocorrem durante todo o mês muitas comemorações em todas as paróquias.
Em Santa Cruz das Palmeiras, como sempre acontece, o evento foi realizado no último domingo, 30, numa manhã de sol marcada pela fé e devoção de milhares de fiéis, que participaram da procissão. A carreata, em homenagem a São Cristóvão, teve início na Igreja Nossa Senhora da Salete, na Vila Meira, logo após a celebração da missa das 8 horas. Centenas de motoristas, com a tradicional buzinação, saíram em um roteiro pelas ruas centrais da cidade, finalizando na Igreja do Sagrado Coração Jesus.
No local final da procissão motorizada, os padres André e Fernando, ambos da Paróquia Santa Cruz, abençoaram, com água benta, os motoristas, motociclistas, ciclistas e até pedestres. A maioria, em sinal de respeito, fazia o sinal da cruz, colocava a mão no peito, apresentava documentos dos veículos, tudo em busca de proteção do Santo homenageado.
Os organizadores do evento comemoraram a participação dos fiéis na edição deste ano. Muitos motoristas devotos que residem em outras cidades da região também vieram com suas famílias para render homenagens e louvores a São Cristóvão.
Durante a missa na Igreja da Salete, padre André desejou que esta fé possa persistir por muito tempo ainda no coração de todos aqueles que acreditam. Afirmou, ainda, que, “além da proteção, é preciso ter educação e paz nas ruas e estradas, pois só assim teremos dias melhores”.
O nome do santo significa “aquele que carrega Cristo”, e estudiosos acreditam que, antes de ser santo, Cristóvão trabalhava às margens de um rio, possivelmente na Síria, ajudando pessoas na travessia.
Milhares de fiéis participam da procissão de São Cristóvão
Posts recentes
Associação Comercial entrega prêmios aos sorteados do Natal Premiado
3 de fevereiro de 2025
Leia mais »