Agentes de Saúde intensificam ações no combate ao mosquito da dengue

Nesta época do ano em que a chuva é intensa e frequente, a prefeitura municipal de Santa Cruz das Palmeiras, através da Vigilância Sanitária, em conjunto com o setor de fiscalização e de suas equipes de agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, intensifica as ações de combate ao Aedes Aegypti, sobretudo o trabalho de visitas e inspeção nos imóveis. Nesse tipo de estratégia, os agentes realizam orientações aos moradores, zeladores de instituições e proprietários de estabelecimentos sobre as medidas de combate ao Aedes Aegypti, causador de diversas doenças como a dengue, o zika vírus, a febre amarela e a Chikungunya. O trabalho de prevenção visa ainda à redução dos escorpiões.
O trabalho desenvolvido pelos agentes de saúde e de combate a endemias visa orientar e estimular o responsável pelo imóvel a adotar os cuidados necessários e executar durante a visita medidas necessárias para evitar proliferação de vetores ou pragas urbanas.
Todos os dias as equipes de agentes realizam as visitas, sendo que um mesmo imóvel poderá receber a visita dos agentes diversas vezes num mesmo período para as orientações de controle de vetores.
O Setor orienta a população a manter os quintais limpos, eliminando possíveis criadouros como garrafas, sacolas plásticas, entre muitos outros recipientes que possam acumular água da chuva. É importante, também, lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão; limpar calhas, utilizar produtos (detergente, sabão em pó) nos ralos internos e externos, a fim de se evitar a proliferação do vetor.
Nas fotos, publicadas nas redes sociais da prefeitura, podemos ver os agentes no início do trabalho de intensificação, que ocorreu nos bairros Ettore Marquezelli, Bela Vista, Parque Varotti, Duilio Posse e Olga Calegari Bento, no final do mês passado.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook