Alunos da Educação Municipal realizam avaliação externa em Português e Matemática

Ao longo desta primeira semana de setembro a Secretaria Municipal de Educação de Pirassununga realiza a Avaliação Externa de Português e de Matemática para os 4os e 5os anos da Rede de Ensino. A avaliação caracteriza-se por ser um instrumento que ultrapassa o espaço escolar, responsabiliza-se pelo tratamento de dados e pelo fornecimento de informações quantitativas e qualitativas a respeito das disciplinas avaliadas.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, essa ação oferecerá subsídios para a formulação, a reformulação e o monitoramento de políticas públicas, e também para a gestão de sala de aula e da educação municipal.

A avaliação também possibilitará uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino-aprendizagem. “A análise desses resultados, pelo professor, permite uma tomada de decisão para ações futuras. Esses resultados devem ser encarados como manifestações das situações didáticas, nas quais o professor e os alunos estão empenhados em atingir os objetivos de ensino e aprendizagem”, informa a pasta.

O sistema de avaliação é totalmente informatizado e os alunos realizam as provas nos laboratórios das Unidades Escolares, simultaneamente. O sistema permite à Secretaria Municipal de Educação aferir o resultado imediatamente à realização das provas. O sistema também permite gerar gráficos individuais, por turmas, por escolas e da Rede, o que pode proporcionar um olhar tanto mais geral da Rede, quanto um olhar mais minucioso para o professor e sua turma, segundo técnicos da mesma Secretaria.

 

Denny Siviero – Jornalista (Com informações da Sec. Municipal de Educação)

Prefeitura de Pirassununga