Alunos da rede municipal se formam pelo Proerd, o Programa Educacional de Resistência às Drogas

No início desta semana, nos dias 26 e 27 de agosto, segunda e terça-feira, os alunos da Secretaria Municipal de Educação participaram de mais uma formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido em todo Brasil. O programa tem o objetivo primordial de atuar na prevenção do abuso de drogas por crianças e adolescentes.

A missão do Proerd é educar as crianças no ambiente escolar, com o auxílio de policiais militares fardados e de professores.

O projeto, desde sua implantação, em 1999 no Muníicípio, obtém sucesso e é desenvolvido em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino, bem como em escolas particulares.

As lições do Proerd, ministradas às crianças de 9 a 12 anos, objetivam o desenvolvimento da autoestima, controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de resistência às pressões e às formas de oferecimento de drogas.

O Proerd está fundamentado na Filosofia de Polícia Comunitária e possibilita uma aproximação cada vez maior entre a comunidade e a Polícia Militar, quebrando preconceitos e aumentando a sensação de segurança junto aos estudantes.

Denny Siviero – Jornalista – Prefeitura de Pirassununga