Alunos das escolas estaduais participam da primeira Gincana de Reciclagem

Um dos maiores problemas ambientais enfrentados pelo município é o descarte irregular de resíduos sólidos. Pensando nisso, nos dias 07 a 09 de junho, a Seção de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente em parceria com a Cooperativa de Reciclagem de Santa Cruz das Palmeiras, com o intuito de promover a educação ambiental, realizou a 1ª “Gincana de Reciclagem” com alunos das escolas estaduais do município.
Segundo os organizadores, o convite para participar dessa gincana foi estendido a todas as escolas estaduais, porém participaram só os alunos dos 3° ao 5° anos dos períodos matutino e vespertino das escolas Lauro Barreira, Maria Guerreiro e Mário Avesani. Essa ação teve por objetivo conscientizar os alunos e seus familiares sobre o descarte correto do material reciclável. Uma vez que tais materiais são destinados aos aterros sanitários, reduzindo sua vida útil, contaminando o solo e a água e causando grande impacto ao meio ambiente.
A gincana ocorreu da seguinte forma: foi agendado um dia para os alunos de cada escola levarem os materiais recicláveis acumulados à Cooperativa de Reciclagem, que foi a responsável pela pesagem de todo o material arrecado de cada sala. Algumas salas passaram endereços que tinham materiais pesados como fogão, geladeira, armário, entre outros. A Cooperativa recolheu os materiais e anotou o peso em suas respectivas salas. A premiação era para a sala que arrecadasse o maior peso entre todas as escolas que estavam participando. A sala vencedora seria premiada com um passeio onde os alunos passariam um dia em um sítio, pousada ou hotel fazenda.
Essa atividade da Gincana de Reciclagem obteve uma boa participação dos alunos, que trabalharam em equipe para chegar ao resultado total de 3.057,34 Kg de material reciclável arrecado entre as escolas participantes.
Sala vencedora
A Seção de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente divulgou, no dia 22 de junho, a sala vencedora da gincana. A campeã foi 2° ano D da Escola Estadual Lauro Barreira, que arrecadou 735,9 Kg. Valendo ressaltar que essa sala foi vencedora pois contou com a ajuda de um aluno de outra sala que queria muito participar da gincana, mas a sua sala não aderiu a competição. O aluno Guilherme Fidelis, do 2° ano E, mostrou que o empenho gera sim resultados, e sua ajuda foi muito importante para a premiação.
Os organizadores agradecem a todos os alunos que participaram e já adiantam que haverá a 2° Gincana em breve.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook