Alunos de capoeira do Projeto “Escola Viva” são avaliados

No último domingo, 9, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz das Palmeiras, através do setor de Educação e Esporte, promoveu o primeiro batizado da capoeira de crianças e adolescentes, participantes do Projeto “Escola Viva”. O evento, que ocorreu no núcleo educacional situado na Vila Santa Terezinha, sob o comando do mestre de capoeira Baiano, de Santa Cruz das Palmeiras, foi prestigiado por grande número de pessoas. Entre os presentes, pais, amigos, demais familiares e amigos dos alunos. O vice-prefeito, Adriano Martins, e o vereador Anderson Choco também se fizeram presentes.
Destaque-se, também, a presença de mestres e professores de várias cidades, como os mestres Meia Lua e Marcio, de Tambaú, mestre Digo, de Santa Rita do Passa Quatro, mestres José Carlos e Souza, de Porto Ferreira, mestre Lau, de Araras, mestre Edson e o instrutor Japa, de Pirassununga, instrutor Japão, de São Paulo, mestres Ricardo e Sicero, e os professores Ricardo, Negão, Babau e Celinho, de Santa Cruz das Palmeiras.
Segundo o mestre Baiano, o batizado é um momento muito importante na capoeira, pois ocorre quando os novos capoeiristas participam, pela primeira vez, da roda de capoeira, ocasião em que enfrentam um professor ou mestre. O objetivo do evento foi o de promover a socialização entre os estudantes do Projeto e a comunidade palmeirense, através das aulas de iniciação à Capoeira, bem como o de proporcionar o aprendizado da Capoeira não só como arte, mas também como instrumento de defesa pessoal, valorizando suas raízes culturais.
A capoeira, que se constitui como manifestação sociocultural afro-brasileira, é representada como elemento de resistência e carrega em suas raízes expressões de luta e combate à exploração. Além desses aspectos, é um instrumento facilitador do ensino/aprendizagem escolar por contemplar os vários domínios do desenvolvimento infantil, tais como: cognitivo, psicomotor, afetivo e histórico/social nos quais os sujeitos estão inseridos.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook