Alunos do Karatê do Projeto “Escola Viva” recebem treinamentos especiais

Como já é de conhecimento da maioria dos praticantes, o karatê é uma arte marcial desenvolvida ao Sul do Japão, na Ilha de Okinawa, por Gichin Funakoshi. A ilha recebeu influência da imigração chinesa em suas artes marciais entre os séculos XIV e XV. No século XVII, ela foi invadida pelo Japão e a população ficou proibida de portar armas, o que incentivou a prática de defesa pessoal. O karatê desenvolve diversas habilidades e pode ser trabalhado na escola durante as aulas de educação física.
No Brasil, a arte marcial chegou com a imigração japonesa no Sudeste, na década de 1950. A primeira academia de treinamento do esporte foi instalada na cidade de São Paulo, em 1955. “O karatê é o caminho das mãos vazias. Na etimologia da palavra: Kara (vazio), Tê (mãos), Dô (caminho)”.
Em Santa Cruz das Palmeiras, esse esporte, que vem sendo desenvolvido para grande número de alunos do Projeto “Escola Viva” da prefeitura, através do seu setor de Educação, sempre com muitos ensinamentos especiais, é ministrado pela professora Silvana Barbosa.
No mês passado, por exemplo, os alunos participaram de algumas atividades diferentes. A professora organizou algumas atividades recreativas para todas as suas turmas. Segundo a docente, tais atividades, principalmente de recreação, são muito importantes para crianças e adolescentes. “Elas podem aperfeiçoar habilidades cognitivas, comunicativas e criativas, auxiliando em um desenvolvimento integral”, disse Silvana.
O professor Edinho, coordenador do Projeto, ressalta a importância desses momentos. Disse ele: “Estou muito feliz por ver a evolução de nossos alunos, que estão se dedicando e aprendendo esta modalidade. Gostaria de agradecer a todos eles, aos pais, pela confiança no nosso trabalho, e principalmente à professora, Silvana, por sempre estar trazendo novidades e aplicando em suas aulas”.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook