Alunos do Karatê realizam exame e recebem faixas de graduação

No sábado, 4, no Barracão do Centro Cultural, foram realizados os exames e, no dia 12, domingo, no Salão Social do Esporte Clube Palmeirense, 38 alunos da Escola de Karatê de Santa Cruz das Palmeiras fizeram a troca de faixas, momento importante e simbólico que contou com a presença de amigos e familiares dos caratecas.
Os atletas mostraram que levam o treino muito a sério e suaram os quimonos durante o exame, mostrando toda habilidade e técnica aprendida nas aulas da professora Silvana Barbos. As faixas entregues foram: 13 amarelas, 10 vermelhas, 05 laranjas, 04 verdes e 06 roxas. Todos os aprovados tiraram excelentes notas, seguindo os critérios de avaliação para a troca de faixa. Essas notas têm uma escala que vai de 0 a 7. São avaliados requisitos como disciplina, postura, respeito pelos colegas e com os pais. Esses requisitos também são analisados constantemente pelos professores, segundo Silvana, que parabenizou os alunos por mais uma etapa cumprida, afirmando, ainda, que “cada entrega de faixa é uma felicidade e uma emoção tremenda”.
O karatê, conforme explicação da professora, auxilia no desenvolvimento de habilidades físicas, conhecimento do próprio corpo, coordenação, espírito de equipe, respeito por si e pelos outros, resistência, flexibilidade articular, melhora do sistema cardiovascular, desenvolvimento moral, sensação de bem-estar, redução dos níveis de ansiedade, aumento da autoestima e autoconfiança.
No karatê é possível chegar a oito faixas: branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom e preta. Para alcançar cada uma delas é preciso ser aprovado nos exames, que consistem na execução de uma série de golpes.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook