Animais são abençoados no Dia de São Francisco de Assis

A Paróquia de Santa Rita da Cassia, situada no Bairro Ada Dedini, promoveu no último domingo (05), a tradicional bênção aos animais, em comemoração ao dia de São Francisco de Assis, um dos santos mais admirados da Igreja Católica, padroeiro dos animais, da natureza e conhecido por ser o “Santo dos Pobres”. A ação aconteceu às 10 horas na Igreja Matriz de Santo Antônio, no Bairro citado, reunindo grande número de fiéis e seus bichinhos de estimação.
O evento ocorreu logo após a missa celebrada pelo padre Reginaldo Carreira, com participação do padre João Paulo, que, por longos anos, esteve trabalhando na cidade, mas que foi transferido para São João da Boa Vista. A bênção dos animais foi dada pelo padre João Paulo. Logo após foi realizada uma carreata pelas ruas dos bairros próximos, com a participação dos fieis com seus animais de estimação.
Para o padre Reginaldo, a bênção aos animais torna presente a necessidade da preservação da vida e do meio ambiente para as presentes e futuras gerações. São Francisco louvava a Deus pela obra da Criação e reconhecia que todas as criaturas compartilhavam do destino da humanidade, estando ligadas à sua vida. Preservar o meio ambiente é, então, fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que nele habitam.
Padre João Paulo afirmou que “o cuidado que temos com os animais revela o nosso cuidado e respeito com toda a obra da Criação, pois ao invocarmos a bênção de Deus sobre os animais, damos graças a Ele por nos ter elevado acima de todas as criaturas, exigindo de nós maior responsabilidade e cuidado na administração dos bens naturais que o Senhor nos confiou”.
Quem é São Francisco de Assis
Segundo a Igreja Católica, Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 3 de julho de 1182. De família abastada, ele teria aproveitado a infância e a adolescência desfrutando da riqueza. No entanto, ao voltar de uma guerra, Francisco de Assis abandonou a vida de luxo para “desposar a Senhora Pobreza” e começou a meditar em cavernas e igrejas abandonadas. “Ele nutria um amor imenso pelas ‘obras de Deus’, ou seja, a natureza e tudo que nela está inserido”, diz a Igreja. Ao abrir mão de sua fortuna, Francisco de Assis se dedicou aos animais, ao meio ambiente e aos leprosos.
São Francisco foi admirado pela sua bondade com todos os seres vivos. Coube a ele, em 1223, a ideia da criação do primeiro Presépio com animais vivos, no dia de Natal, uma tradição que permanece viva até hoje. Assim, ele quis homenagear o Criador naquela criança divina.
A devoção do Papa Francisco
Devido à sua grande devoção a São Francisco de Assis, o cardeal Jorge Mario Bergoglio adotou o nome do santo como Sumo Pontífice, tornando-se Papa Francisco. Segundo ele, sua escolha se deve porque o modo como leva a vida se assemelha ao do santo: ambos prezam pela compaixão, solidariedade, humildade e simplicidade, um homem de harmonia e de paz.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook