APAE realiza passeata para comemorar o “Setembro Verde”

A pessoa com deficiência sempre esteve longe dos espaços de fala e decisão. Seja por preconceito, discriminação, estigma, a verdade é que a pessoa com deficiência é tratada por muitos como alguém inferior. É inegável o avanço que tivemos com a aprovação da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. No Brasil, inclusive, a Convenção tem o status de Emenda Constitucional. Em 2015, o Congresso Nacional aprovou a Lei nº 13.146, que institui a Lei Brasileira de Inclusão – LBI (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Mas, ainda que tenhamos avançado, tal avanço não tem se refletido como deveria em relação à inclusão social da pessoa com deficiência. A maioria ainda enfrenta imensa dificuldade no acesso a direitos básicos, como saúde, educação, habitação e trabalho.
Nesse sentido, mais uma vez, a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Santa Cruz das Palmeiras realizou, na última terça-feira (21), uma carreata pelas ruas de cidade com o propósito de fomentar o debate e as ações estratégicas voltadas para o destaque da visibilidade e do papel da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na sociedade, bem como de sua efetiva inclusão social.
A data do acontecimento, como em outros anos, se deu no Dia da Árvore. Todos os participantes se vestiram de verde, que é a cor da esperança de dias melhores para todos os assistidos pela entidade.
Por volta das 14 horas, grande número de veículos saiu às ruas, sendo acompanhados por um carro de som, de viaturas da Guarda Municipal e do Departamento de Trânsito, passando pelos comércios e empresas, que colaboraram com o evento, enfeitando as portas das lojas com pano ou bexigas na cor verde.
Segundo a direção da APAE, o objetivo da campanha é promover um intenso debate de inclusão social e combate ao preconceito e à discriminação das pessoas com deficiência. Trata-se de um importante canal, no qual será possível ouvir os anseios e as necessidades desse público, bem como divulgar as suas conquistas. A ideia é envolver e incentivar o governo, a sociedade e toda a rede Apae para uma reflexão conjunta sobre o assunto.
A ideia é envolver e incentivar o governo, a sociedade e toda a rede apaeana para uma reflexão conjunta sobre o assunto. O evento propõe o diálogo e a participação das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, suas famílias, profissionais e gestores, de modo a contribuir ativamente para debates e para a construção de políticas públicas que visem à autonomia e à inclusão social das pessoas com deficiência.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook