Áreas verdes da cidade recebem plantio de árvores nativas

A arborização dos centros urbanos proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, à melhoria da qualidade do ar e da saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual e auxiliar na conservação do ambiente, com atração de pássaros e outros animais importantes que atuam na polinização e qualidade ambiental.
Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Santa Cruz das Palmeiras, por meio de seu setor de Meio Ambiente, vem realizando plantio de árvores em vários locais da cidade. Nesta semana, segundo consta na página oficial da prefeitura, em rede social, “mais de mil mudas de espécies arbóreas nativas foram plantadas na Área de Preservação Permanente da Represa do Schiavon e no Sistema de Lazer do Conjunto Habitacional ‘Agostinho Nino Deperon’. O plantio foi realizado para cumprimento de um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), gerado com a implantação do referido loteamento. O não cumprimento do TCRA, conforme projeto já aprovado, acarreta multa ao município. O plantio foi realizado na semana de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente e irá contribuir com a proteção da água, na função de permeabilidade do solo, na amenização da temperatura e embelezamento da paisagem dentro da área urbana”.
Além disso, estão sendo realizadas manutenções necessárias em outros locais, como combate às formigas e colocação de proteção para evitar quebras das que já estão plantadas.
Para o prefeito municipal, Zé da Farmácia, os trabalhos de plantio que vêm sendo realizados pela equipe do Meio Ambiente são muito importantes para, além do incremento de árvores, promover a urbanização de forma planejada e necessária. Disse ele: “Precisamos respeitar a natureza, não só aqui, mas em todo lugar. Da forma como estamos fazendo o plantio, vamos evitar no futuro a concorrência da vegetação com os elementos urbanos e, consequentemente, evitando ou diminuindo futuras ações de manejo para adequação dos espaços públicos. Além, é claro, de deixar a nossa cidade mais bonita e arborizada para as nossas futuras gerações”.
O prefeito discorreu, ainda, sobre a importância da colaboração da população para ajudar a fiscalizar e denunciar à polícia possíveis ações de vândalos, afirmando que quem for pego destruindo ou danificando árvores situadas em locais públicos poderão ser multados, bem como responder por crime ambiental, conforme disposto no inciso I do artigo 72, do Decreto Federal 6514/2008.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook