Campanha de vacinação contra gripe foi prorrogada na cidade

A Campanha de Vacinação contra a Gripe, em Santa Cruz das Palmeiras, foi prorrogada até o dia 24 de julho. De acordo com a enfermeira do setor municipal de Saúde, Lucélia Silvestrini, até a última segunda-feira, 29, o município ainda não havia atingido a cobertura para os grupos prioritários, principalmente as pessoas acima de 55 anos. A meta é vacinar 90% dessa população.
A imunização continua sendo feita no Posto de Saúde Afonso Luzzi, no Centro da cidade, das 7 às 11 horas, para todos os grupos prioritários, principalmente para as crianças, que, além da vacina da gripe, poderão ser atualizadas as demais que estejam em atraso. A campanha teve início no dia 23 de março e imunizou, na primeira fase, idosos e profissionais da Saúde. Esses grupos já atingiram quase a totalidade.
Ainda segundo Lucélia, a cobertura vacinal para os outros grupos está em 57% entre as crianças, em 47% entre as gestantes, 46% entre as puérperas e em adultos de 55 a 59 anos está em 41%. Ainda existem muitas vacinas para ser aplicadas.
Segundo o prefeito Zé da Farmácia, caso não sejam aproveitadas todas as vacinas, estas poderão ser devolvidas ao governo, que, por esse motivo, deverá mandar menos doses no ano que vem.
Disse o prefeito: “Se você ainda na se vacinou, aproveite a oportunidade, pois os sintomas da Covid-19 são parecidos com a gripe, e estando vacinado é mais fácil o diagnóstico pelos profissionais de Saúde”.
Liberada para todas as idades
Preocupado com a população de todas as idades, o Governo do Estado de São Paulo decidiu liberar, desde o 1º, a vacinação contra a gripe para pessoas de todas as faixas etárias. A medida foi definida após reunião, na última segunda-feira, dia 29, do Governador João Doria com especialistas, e visa à proteção da população contra o vírus Influenza, reduzindo o número de pacientes com sintomas respiratórios na rede de saúde de SP.
A campanha também foi prorrogada oficialmente até 24 de julho e a população poderá ser vacinada enquanto houver doses disponíveis nos postos. A vacina é segura, eficaz e protege contra as complicações da gripe, como pneumonias.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook