Na sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santa Cruz das Palmeiras, realizada na última terça-feira, 15, foi aprovada uma Moção de Congratulação ao Centro de Convivência Bom Bosco (Asilo) pelos 92 anos de sua fundação, que serão comemorados no próximo dia 25 (sexta-feira). .
A Moção, aprovada por unanimidade, é de iniciativa do vereador Luís Afonso Bazo Zandoná, que teve como objetivo reconhecer publicamente a trajetória da entidade mais importante do município no acolhimento à pessoa idosa, além de valorizar o trabalho de profissionais, voluntários e gestores que mantêm viva a missão de oferecer dignidade e proteção aos idosos.
Na Moção, o vereador destacou a relevância histórica e social do Asilo no município. ”O Centro de Convivência Dom Bosco teve início em 25/07/1933, por iniciativa das senhoras Maria Aparecida Ungaretti, a famosa Dona Quita, e Rosineta Ricciardi, que convidaram outros cidadãos com o intuito de fundar um asilo para, inicialmente, acolher as pessoas mais carentes. Apenas na segunda reunião do grupo, que também contava com inúmeros senhores e senhoras ilustres de nossa sociedade, foi definido o nome Asilo Dom Bosco, em homenagem a Don Giovanni Bosco, fundador da Ordem Salesiana.
A construção do Asilo se deu graças à doação de uma quadra de terreno pelo senhor Francisco Eugênio do Amaral e sua esposa, Mathilde. Já a planta arquitetônica foi efetuada por Ferrucio de Fiore, que também atuou como mestre de obras voluntariamente.
Somente quatro anos depois, o então Asilo deu início às suas atividades, em 01/03/1937, tendo como seu primeiro zelador o senhor Eduardo Pereira. A imagem de Dom Bosco, instalada na entrada da entidade, foi doação das senhoras Marina Badra e Antonietta de Fiore.
Hoje, o Centro de Convivência Dom Bosco tem capacidade para abrigar 20 homens e 20 mulheres, contando com recursos provenientes de doações, eventos, associados, aluguéis, emendas parlamentares e verbas públicas, além de possuir uma equipe técnica formada por enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta, cuidadoras, voluntárias e uma diretoria atuante, que proporcionam um ambiente propício ao aumento da qualidade de vida de seus moradores.
Portanto, devido à sua exemplar história e a sempre estar de portas abertas acolhendo a todos que chegam, seja para fazer uma visita, um bate-papo ou algum tipo de ajuda, além de trabalhar por uma vida digna a todos, não poderia deixar de prestar esta singela homenagem ao Centro de Convivência Dom Bosco e a toda a equipe que mantém em funcionamento essa instituição crucial para nossa sociedade”.
Diretores, colaboradores e funcionários da entidade estiveram presentes à Sessão para receber a honraria.











