Cidadão usa a tribuna da Câmara para pedir respeito à liberdade de imprensa

O Brasil comemorou, na última terça-feira (7), o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. E, para reafirmar a importância da data, veículos de imprensa, do Brasil e do Mundo, se uniram em uma ação que reforça a importância do acesso à informação de qualidade pela sociedade, já que sem informação não há cidadania plena. A ação também buscou defender a integridade dos jornalistas profissionais, que sofrem, cada vez mais, com ataques e ameaças no exercício da profissão.
A maioria dos jornais impressos e sites estamparam um anúncio de página inteira e uma tarja preta no alto de suas capas, com o texto “Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Uma campanha em defesa do jornalismo profissional”.
No anúncio, um texto localizado na parte de baixo de uma página em branco explicava: “Apoie o jornalismo para que páginas em branco, como esta, não aconteçam. O jornalismo precisa ser livre. Livre para informar, investigar e mostrar tudo o que acontece para que você forme a sua opinião. Quem defende o jornalismo defende a liberdade e fortalece a democracia”.
Em Santa Cruz das Palmeiras, na terça-feira, antes da Sessão Ordinária, usando a Tribuna Livre, na Câmara Municipal, o cidadão Taffarel Teixeira, sabendo dos ataques que vêm acontecendo, principalmente por parte de alguns vereadores e seus correligionários, a veículos de comunicações de nossa cidade, entre estes a Gazeta Palmeirense e a Rádio 102 FM, pediu para que a liberdade de imprensa, principalmente pelos participantes do legislativo, fosse respeitada. Entre outros, ele falou sobre “os ataques, deliberados sobre alguns meios de comunicações de nossa cidade. Defender uma Imprensa livre é de suma importância para a nossa democracia. Quero me dirigir à Gazeta Palmeirense, do nosso amigo Juracy, e a Radio 102 FM, do amigo Ferreti. A história da Gazeta Palmeirense e a audiência da 102 FM é a maior resposta para quem ainda tem dúvida sobra a importância e o respeito sobre os meios de comunicações”, disse.
Data especial
O Dia da Liberdade de Imprensa no Brasil é comemorado em 7 de Junho. Essa liberdade é relacionada ao direito que qualquer profissional de mídia tem de fazer com que as informações circulem livremente, pois esse é um pressuposto acima de tudo da democracia, regime político que norteia o nosso país nos dias atuais. A censura, contrária à liberdade de imprensa, é comum aos governos que funcionam como ditaduras, limitando as possibilidades da mídia em prol de seus próprios interesses.
Essa data deve ser comemorada pelos profissionais que atuam na área, mas também por cidadãos, que são os maiores beneficiados da livre circulação de informação. O trabalho árduo da imprensa mesmo em momentos nem tão favoráveis à liberdade é o que possibilita que tenhamos o nosso direito de escolha e o nosso livre arbítrio preservado.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook