Cidade promove o 13º Encontro de Companhias de Santos Reis

Como sempre acontece, a prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras, através de seu setor de Cultura, promoveu o Encontro de Companhias de Santos Reis. O evento foi realizado no último domingo 18, no Centro de Lazer do Trabalhador, antiga Estação. Durante o dia todo, várias apresentações fizeram parte das festividades.
Ao todo foram 15 Companhias de Santos Reis que se apresentaram, tendo o evento sido prestigiado por grande público. Estiveram presentes as companhias: “Os Mensageiros do Cordeiro”, de Cordeirópolis; “Associação dos Reis Magos do Oriente”, de Santa Rosa de Viterbo; “Estrela Guia”, de Leme; “São Lucas”, de Limeira; “Nascimento de Jesus”, de Santa Cruz das Palmeiras; “Estrela Guia”, de Santa Cruz da Esperança; “Estrela Dalva”, de Tambaú; “Divina Luz”, de São Carlos; “Seguidores de Jesus”, de São Simão; Congo Divino Espirito Santo, de Artur Nogueira; “Estrela Guia”, de São Carlos; “Ao Caminho de Belém”, de Brodowski; “Estrela Divina”, de Jardinópolis; “Marinheiros Francanos”, de Franca, e “Filhos de Maria”, de Tambaú.
A abertura foi feita pelo padre João Paulo, da Paróquia Santa Rita de Cassia. O prefeito Zé da farmácia também esteve presente, juntamente com o presidente da Câmara, Adriano Martins, entre outros vereadores, que recepcionaram os visitantes. Cada uma das companhias participantes recebeu um troféu de participação.
Para coroar, ainda mais, o evento, ao meio-dia houve a participação dos cavaleiros de Santa Cruz das Palmeiras, que, em momento de muita oração, levaram a imagem de Nossa Senhora Aparecida, sendo um momento especial de bênção aos fieis e aos peregrinos.
Histórico
A Folia de Santos Reis ou reisado, ou simplesmente Folia de Reis, é uma festa popular tradicional da religião católica, com o intuito de celebrar a visita dos três reis magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus.
A Folia de Reis conta com diferentes figuras que formam o grupo, sendo o líder o Capitão, que carrega a Bandeira. Os grupos reúnem cantadores e instrumentistas para celebrar a data, que é comemorada no dia 6 de janeiro.