Cidade realiza festa em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Dia Nacional da Consciência Negra é uma data de celebração e de conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu no Brasil desde a colonização. Durante o período colonial, aproximadamente 4,6 milhões de africanos foram trazidos para o Brasil para servirem na condição de escravos, trabalhando primeiramente em lavouras de cana-de-açúcar e no serviço doméstico, e posteriormente na mineração e em outras lavouras.
A condição de vida dos africanos e dos negros escravizados nascidos no Brasil era extremamente precária. Além de serem submetidos ao trabalho forçado, os escravos eram submetidos a um tratamento degradante e humilhante, não tendo direito a tratamento médico, à educação e a qualquer tipo de assistência social.
Mais de mil cidades brasileiras comemoram, em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. A data, incluída em 2003 no calendário nacional, refere-se à morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares.
Em Santa Cruz das Palmeiras houve uma comemoração especial este ano, com o primeiro Projeto “Conafro”, realizado pela Confraria do Samba, com apoio da prefeitura Municipal, através do seu setor de Cultura. As comemorações tiveram início na sexta-feira, 18, no Teatro Municipal Vereador Luiz Affonso Mendes, com apresentação da Banda “Os Pinguins” e Monólogo do Projeto Escola Viva. Ainda na sexta-feira, foi realizada, no Centro de Lazer do Trabalhador, apresentação de Capoeira e Desfile Beleza Negra.
Continuando, no sábado 19, na Praça da Matriz, no Centro, mais evento, com apresentação do Coral do Projeto Escola Viva, Hip Hop, Batalha de Rimas, apresentação de Capoeira, Bateria da Confraria do Samba e Bonecos Mamulengos, Som de DJ e o Grupo Eternamente.
Finalizando as comemorações, no domingo 20, no Centro de Lazer do Trabalhador, em frente à sede da Confraria, houve a apresentação da Banda dos alunos do Projeto Escola Viva, som do DJ, “Motociáta”, com os “Insanos” Moto Clube Brasil, Gordex e Banda, Som de DJ, Hip Hop, Batalha de Rimas, finalizando com uma roda de Pagode com os Grupos Eternamente e Tirando Onda.
O destaque do evento ficou com o Projeto Escola Viva, que realizou belas apresentações, sendo muito aplaudido pelo público. Começando na sexta-feira, 18, com o Coral Juvenil; no sábado 19, com o Coral infantil, encerrando sua participação no domingo, 20, com a apresentação da Banda de Concerto. O coordenador ressalta a importância do evento e agradece a todos os alunos e familiares que participaram e prestigiaram todas as apresentações.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook