Cidade vai receber mais uma edição do Viagem Literária

Santa Cruz das Palmeiras vai receber mais uma edição do Programa Viagem Literária. O evento será realizado na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, na quarta-feira do dia 28 deste mês, em duas edições: a primeira, às 9 horas da manhã, a segunda, às 14 horas, com entrada gratuita.
Quem estará se apresentando:
“Quem vai, não vem” Arrebatados pelo Cordel, será a Educadora Lígia Borges (foto). Lígia é doutora, mestre e licenciada em Artes Cênicas, atua como educadora de artes. Foi professora de teatro na referência de integração de linguagens artísticas nas infâncias. Fundadora e integrante da Cia. Ginga e Prosa, que circulou em diversos espaços culturais contando histórias. Já atuou como encenadora, atriz e performer em grupos diversos de teatro na cidade de São Paulo.
Além de Santa Cruz das Palmeiras, a artista se apresentará em Mococa, Porto Ferreira e Cordeirópolis.
O Viagem Literária é um programa dedicado ao estímulo à leitura, literatura e valorização das bibliotecas públicas. Foi lançado em 2008 para integrar as ações do SisEB e anualmente circula por dezenas de cidades do Estado de São Paulo, com contadores de histórias, escritores e oficineiros para a realização de intervenções, encontros e oficinas. O objetivo é aproximar os livros, a literatura e as bibliotecas do cidadão paulista, promovendo diálogos de qualidade que despertam práticas e comportamentos nos leitores, disseminam o hábito e o gosto pela leitura, incentivam a produção literária, bem como valorizam e dinamizam as bibliotecas públicas para desenvolverem programação cultural local vibrante e rica em conteúdo.
Para a preparação do público, antes das intervenções são realizadas ações de mediação de leitura na biblioteca e em instituições parceiras, como escolas e centros de assistência. Os municípios devem obrigatoriamente adquirir os livros indicados para compor os acervos das bibliotecas e a programação das atividades.
O programa é integrador, com ampla participação e receptividade entre públicos, autores, contadores de histórias e profissionais das áreas da cultura, literatura e educação. São fontes de inovação do programa: estimular, promover e qualificar as ações culturais das bibliotecas do SisEB; a integração entre as discussões com autores e oficinas que sejam absorvidas nas programações das bibliotecas; a renovação dos autores, buscando representatividade e abrindo espaço para novas vozes correntes literárias e diferentes territórios.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook