meio ambientePirassunungaSanta Cruz da Palmeiras

Comitê de Bacias Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu elege novos membros

Na última sexta-feira (8), o prefeito de Santa Cruz das Palmeiras, Zé da Farmácia, participou da reunião do CBH-Mogi com seus auxiliares técnicos, realizada em Pirassununga, para eleição dos novos membros que integrarão do Órgão Plenário e as Câmaras Técnicas para o biênio de 2019-2021.
Patrícia Capodifoglio Landgraf, prefeita de Santa Cruz da Conceição, foi eleita Presidente do CBH-Mogi. Essa é a primeira vez que uma mulher vai presidir o comitê. Ela vai tomar posse na próxima reunião do grupo.
Santa Cruz das Palmeiras será suplente de São João da Boa Vista no plenário do CBH-Mogi, além de participar da Câmara Técnica de Gestão e Planejamento.
Os Comitês de Bacias Hidrográficas foram criados para gerenciar o uso dos recursos hídricos de forma integrada e descentralizada com a participação da sociedade. O Comitê é um órgão colegiado que emite pareceres, estabelece resoluções e toma decisões, sendo instituído pela Lei nº 3.239/99, que estabelece a Política Estadual de Recursos Hídricos.
O que é CBH-MOGI
Instalado em 4 de junho de 1996, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Mogi-Guaçu (CBH-MOGI), Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos nº 09, é integrado por 43 municípios, sendo 38 com sede urbana na área de drenagem. A população local é de 1.466.062 habitantes. Seus principais rios são Rio Mogi Guaçu, Rio do Peixe e Rio Jaguari-Mirim.
A bacia é classificada como industrial. Destaque para agroindústria, óleos vegetais e bebidas, frigoríficos e indústria de papel e celulose. No turismo, predominam seis estâncias hidrominerais. A região apresenta 10,5% de cobertura vegetal.
Predominam as atividades do setor primário. As principais culturas são de cana-de-açúcar, laranja, pastagem (braquiária) e milho. No setor secundário, predomina a agroindústria, como usinas de açúcar e álcool, óleos vegetais e bebidas, além de frigoríficas e indústria de papel e celulose. O turismo destaca-se com a presença das estâncias hidrominerais de Águas de Prata, Águas de Lindóia, Lindóia, Serra Negra e Socorro.
Municípios
Aguaí, Águas da Prata, Águas de Lindóia, Américo Brasiliense, Araras, Barrinha, Conchal, Descalvado, Dumont, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Guariba, Guatapará, Itapira, Jaboticabal, Leme, Lindóia, Luís Antonio, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Motuca, Pirassununga, Pitangueiras, Pontal, Porto Ferreira, Pradópolis, Rincão, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antonio do Jardim, São João da Boa Vista, Serra Negra, Sertãozinho, Socorro, Taquaral.

Tags
Show More

Máterias relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker