CidadeInformaçãoSanta Cruz da Palmeiras

Prefeitura reativa o viveiro municipal

Neste ano de 2018, a Prefeitura Municipal, por meio da Seção de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, iniciou a revitalização do viveiro municipal. O trabalho, minucioso, dos profissionais, consistiu no reparo dos danos causados na estrutura, separação das mudas sobreviventes, replantio em sacos plásticos quando necessário, limpeza, nivelamento dos canteiros, identificação das espécies, poda de condução e plantio de sementes para produção de mudas.
Após as adequações, as mudas sobreviventes foram contabilizadas, totalizando 2.245 mudas, e agora estão sendo identificadas. A partir de julho, iniciou-se a coleta e o plantio de algumas sementes.
De acordo com a Seção de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, com a revitalização do viveiro municipal será possível produzir mudas para plantio em áreas verdes ou para cumprimento de TCRAs (Termos de Compromisso e Recuperação Ambiental), realizar doação aos munícipes, para o plantio na arborização urbana (calçadas, próprios públicos, praças etc.), ou mesmo utilizar em recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs).
Segundo os responsáveis pelo viveiro, até o momento foram identificadas 869 mudas sobreviventes, que estão divididas em 25 espécies. Houve o plantio de sementes pertencentes às espécies gabiroba, goiaba branca, aroeira pimenteira, quaresmeira, ficheira, ipê, jacarandá-mimoso, macaúva, jatobá, olho-de-cabra, entre outras. A doação de mudas vem sendo realizada desde o início de 2018, sendo que até o momento já foram doadas 124 mudas e plantadas 293 mudas em áreas verdes e APPs pela Prefeitura Municipal.
Ainda segundo eles, das mudas sobreviventes poucas são apropriadas para o plantio em calçadas. Além disso, as espécies apropriadas para calçadas presentes no viveiro apresentam pouca altura, não sendo recomendada a doação visto que o desenvolvimento da muda sem os cuidados necessários na condução do crescimento pode acarretar problemas futuros, como interferência na fiação elétrica e equipamentos urbanos, interferência no trânsito de pedestres na calçada e de veículos na via pública, entre outros.

Tags
Show More

Máterias relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker