Com celebrações e carreata, fiéis celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida

Em um dia muito especial, fiéis católicos comemoraram o Dia de Nossa Senhora Aparecida em todo o Brasil, na última segunda-feira, 12. Em comemoração à data, diversas igrejas pelo país realizaram ações diferenciadas para celebrar a origem da Padroeira do Brasil.
Em Santa Cruz das Palmeiras, as celebrações do Dia da Padroeira Nossa Senhora da Conceição Aparecida iniciaram a programação por volta das 9 horas da manhã. A tradicional comemoração ocorreu por toda a manhã na Igreja que leva o nome da Padroeira do Brasil, localizada na Avenida, que também recebe o nome de Nossa Senhora, no Recanto da Biquinha.
A celebração, com os padres Rogério e Reginaldo, da Paróquia Santa Rita de Cássia, foi realizada ao ar livre, com a Coroação de Nossa Senhora, distribuição de álcool em gel, controle do distanciamento social, e com todos os participantes usando máscaras, seguindo as precauções impostas pelos órgãos públicos sobre a Covid-19.
Na Paróquia Santa Cruz, no Centro, na Igreja da Salette, no mesmo horário, com os mesmos cuidados, foi celebrada Missa pelos padres André e Fernando, tendo os fiéis mantido distância, com 40% dos lugares ocupados, para evitar o contágio do vírus.
Ainda no mesmo horário, com os mesmos cuidados, realizou-se na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, situada no Bairro Jardim das Palmeiras, mais uma celebração, que foi presidida pelo padre Rodrigo.
Em seguida, os participantes das missas saíram em carreata, encontrando-se na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, de onde saíram, novamente, em carreata, por toda a cidade, finalizando-a no mesmo local, onde os motoristas receberam a bênção final.
Para o Padre Reginaldo, a Padroeira do Brasil representa o amor de Deus através de Jesus, o Filho amado, que caminha com seu povo. “É muito gratificante participar desta celebração neste dia em que milhares de devotos participam desta comemoração em todas as igrejas do Brasil e do mundo”, disse o padre.
Celebração de séculos
Segundo a história, no ano de 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pegar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar. Depois de muito tentar e nada conseguir, prestes a desistirem, um pescador avistou a imagem de Nossa Senhora da Conceição, ele apanhou primeiro o corpo e depois a cabeça e enrolou-a em um manto. Em seguida, as suas redes, que até então estavam vazias, abundavam em peixes.
Cerca de dezessete anos depois do achado, foi construída a primeira capela que rapidamente se tornou um ponto de peregrinação para os viajantes. Em 1868, a princesa Isabel ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem.
Em 16 de julho de 1930, a santa foi proclamada Rainha do Brasil e Padroeira Oficial, por decreto do Papa Pio XI e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país.
Mais detalhes da programação, no vídeo, na página da Gazeta Palmeirense, no Facebook.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook