Uma operação realizada na manhã da última terça-feira, 20, apurou irregularidades no consumo de energia elétrica em estabelecimentos comerciais nos municípios de Santa Cruz das Palmeiras e Tambaú.
A ação, denominada Operação Ligação Direta, foi coordenada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Casa Branca, com apoio de policiais civis de Santa Cruz das Palmeiras e Tambaú, além de suporte técnico de funcionários da concessionária Neoenergia (Elektro). Durante as fiscalizações, foram constatadas ligações irregulares e outras fraudes no sistema de fornecimento de energia elétrica.
Em Santa Cruz das Palmeiras, cinco estabelecimentos suspeitos foram vistoriados. Os flagrantes ocorreram em duas padarias, onde os proprietários foram surpreendidos com irregularidades ativas no consumo de energia.
Ao todo, quatro comerciantes foram presos em flagrante, sendo dois em Santa Cruz das Palmeiras e dois em Tambaú. Os responsáveis pelos estabelecimentos autuados responderão por crime previsto no Código Penal e permaneceram à disposição da Justiça.
Segundo a Neoenergia Elektro, a quantidade de energia furtada seria suficiente para abastecer cerca de 2,9 mil residências por um mês. “A recuperação de energia furtada é uma medida essencial para garantir a segurança da rede e a qualidade do fornecimento para todos os clientes. Além de ser crime, o furto compromete a estabilidade do sistema e coloca em risco a vida das pessoas”, afirmou Ricardo Becker, gerente da Neoenergia Elektro.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, e a pena para o responsável por fraude, furto ou adulteração de medidor pode chegar a até oito anos de reclusão. A Polícia Civil informou que as fiscalizações irão continuar, com o objetivo de garantir a legalidade e a segurança do sistema elétrico.
Ainda segundo Becker, a população pode denunciar ligações clandestinas de energia elétrica de forma anônima e segura, contribuindo com o combate a esse tipo de crime.











