Comércio de Santa Cruz das Palmeiras volta a abrir com restrições

A Prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras publicou, no último final de semana, decreto e regras para liberação de parte do comércio da cidade, com início na última segunda-feira (1º), porém com uma série de restrições. A medida seguiu o decreto publicado pelo Governo do Estado de São Paulo, que autorizou abertura parcial do comércio no Estado a partir da mesma data. O município estava em quarentena por conta da pandemia do coronavírus.
Vale ressaltar que a quarentena continua em vigor em todo o território paulista até o próximo dia 15, com diretrizes específicas para cada uma das fases do planejamento que permite o retorno gradual e seguro da atividade econômica.
Para a reabertura, os setores selecionados têm que respeitar o que está no decreto, com uma série de regras sanitárias, cujo objetivo é a redução dos riscos de contágio pelo coronavírus.
Em caso de desrespeito ao isolamento social e às novas regras publicadas, ou ainda no caso de um aumento significativo de casos de Covid-19, é possível que a cidade toda volte ao regime de isolamento completo, só com atividades essenciais em funcionamento. A avaliação será feita diariamente pela Secretaria da Saúde.
Para adotar a liberação, o Governo do Estado avaliou todos os municípios de São Paulo em relação a leitos e casos de Covid-19 e a curva de evolução da doença. As regiões foram divididas em grupos, e as liberações foram individualizadas, de acordo com o resultado de cada avaliação regional.
Santa Cruz das Palmeiras está na fase 2 (cor amarela). Além dos serviços essenciais, que estavam em funcionamento durante o período da quarentena, o mais recente decreto estadual permitiu a abertura, com restrições, dos seguintes setores na região laranja: atividades de comércio de rua, atividades imobiliárias, escritórios de contabilidade, concessionárias e Shopping Center.
Entre as restrições estão: uso obrigatório de máscara, controle de clientes dentro dos estabelecimentos – uma pessoa por metro quadrado, álcool em gel para clientes e funcionários, higienização de superfícies como portas, balcões e equipamentos de uso comum, como carrinhos e cestinhas, entre outros. Todos os detalhes poderão ser conferidos no decreto publicado, nesta edição da Gazeta Palmeirense.
Em todos os 645 municípios, a indústria e a construção civil seguem funcionando normalmente. A interdição total de espaços públicos, teatros, cinemas e eventos que geram aglomerações (festas, shows e campeonatos, entre outros) permanece por tempo indeterminado. As aulas presenciais no setor de educação e a prestação de serviços com capacidade total das frotas de transportes seguem suspensas, sem previsão de retorno.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook