Corte de árvores gera muitas reclamações de moradores

Moradores de Santa Cruz das Palmeiras ficaram indignados depois que uma empresa de loteamentos decidiu cortar várias árvores na Avenida Paulista. As árvores foram cortadas e arrancadas na última segunda-feira, dia 1º. Segundo moradores próximos ao local, várias árvores, que produziam sombras, foram plantadas pelos próprios moradores, onde muitas aves iam buscar o seu sustento, já que havia muitas que produziam frutos. “Várias árvores foram plantadas pelos moradores e outras cresceram aqui. Agora eles vieram e arrancaram, e, sem dó, derrubaram,” disse um dos moradores.
Polêmica
Nas redes sociais, muitas pessoas também ficaram revoltadas com a ação. A reportagem da Gazeta Palmeirense, em contato com o prefeito Zé da Farmácia, obteve informação de que aquele loteamento já havia sido aprovado em administrações passadas, inclusive com autorização de retirada das árvores. Disse, ainda, que tentou junto aos responsáveis a não retirada das árvores, mas que não teve sucesso porque a autorização havia sido concedida pela CETESB, órgão do governo do Estado.
Durante a última sessão da Câmara, o assunto foi muito comentado entre os edis. O vereador Peixe chegou a afirmar que a autorização era da época da ex-prefeita Rita Zanata.
O outro lado
Não sendo possível falar com a ex-prefeita Rita Zanata, que, por ora, está na casa de seu filho, em Portugal, nossa reportagem entrou em contato com o ex-vice-prefeito Chico Bueno, que disse o seguinte: “Ora, nossa administração terminou em 31.12.2016. Como pode, então, o pedido de derrubada das árvores ser da nossa época se a ‘Autorização de Intervenção’ registra que o número do processo na CETESB é de 2019, sendo a tal autorização emitida em 04/03/2020, como consta da própria placa (foto) colocada no loteamento? E mais: ainda que a ‘aprovação do loteamento’ fosse da nossa administração, não se deve confundir esse ato com “autorização de supressão de vegetação”, que é de competência única e exclusiva da CETESB, que aprova ou não pedido formulado pelo próprio empreendedor nesse sentido. Portanto, se havia alguém que podia tentar impedir a derrubada dessas árvores, esse alguém seria a atual administração.”
Na quinta-feira estava prevista uma live do prefeito em suas redes sociais para informar a população, com maiores detalhes, o que realmente aconteceu.
Fotos: Árvores – redes sociais / Placa – Gazeta Palmeirense.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook