Darcy Sossai recebe homenagem da Câmara Municipal

Na noite da última sexta-feira 18, com a presença do prefeito, Zé da Farmácia, da primeira-dama do município, Ana Leila, dos vereadores Jaime Piran e Fabiano Pavani, familiares e amigos, foi realizada na Câmara Municipal de Santa Cruz das Palmeiras a sessão solene de entrega de Titulo de Cidadã Palmeirense à dona de casa Darcy Lavoura Sossai. A honraria foi concedida pelo vereador Jaime Piran, aprovado pelos demais vereadores.
Nascida no pequeno distrito de Venda Branca, no Munícipio de Casa Branca SP, no dia 30 de setembro de 1939, sendo a 13ª filha do casal Elvira e Arthur. Quando criança, morou no sítio Mergueirinha, de propriedade de seu pai, onde, juntamente com seus irmãos, trabalhou na lavoura. Sempre foi uma filha dedicada, obediente e muito religiosa, tonando-se a presidente da Pia União “Filha de Maria” com apenas 15 anos de idade, permanecendo por oito anos. Foi nesse período que percebeu sua vocação em ajudar aos mais necessitados.
Estudou apenas até o 3° ano (antiga 3ª série primária) a máxima oferecida pela escola rural de Venda Branca, a qual frequentou. Aqueles que pretendiam continuar os estudos deveriam ir para a cidade de Casa Branca, fato esse que o pai não permitiu, uma vez que nesta época Sr. Arthur e Dª Elvira já tinham 17 filhos: 10 mulheres e 7 homens, sendo que todos deviam ajudar trabalhando para o sustento da família.
Durante a semana, Darcy ia até à pequena igreja de Venda Branca organizar um grupo de pessoas para rezar o terço, durante a missa, que naquela época era celebrada em latim. Desenvolveu então o papel de ajudar os fiéis para que tivessem seu momento de oração.
Além disso, Darcy desenvolveu gosto pela arte de corte e costura, herdada da mãe, que, apesar de não ter tanto conhecimento, a ensinou o que sabia. Seu pai, observando seu interesse, enviou-a à cidade de Pirassununga para estudar e receber o título de costureira.
Em 1962, em uma festa de casamento na Fazenda Barreirinho, conheceu aquele que então seria seu marido, Acácio. Namoraram por dois anos e se casaram no dia 10 de dezembro de 1964, na Paróquia Santa Cruz, em Santa Cruz das Palmeiras, cidade na qual veio morar. Depois de casada, sendo uma pessoa humilde e de fácil comunicação, logo fez amizade com seus vizinhos palmeirenses, na Vila Jardim Brasil. Com sua vontade de ajudar as pessoas e com o seu dom de costureira, logo começou a ensinar a arte para algumas amigas para que pudessem ajudar no orçamento familiar.
Mãe de dois filhos: Vera e Vladimir, os quais lhes deram quatro netos: Luís Felipe, Maria Fernanda, Arthur e Otávio. Darcy sempre se dedicou à família e em ajudar os mais necessitados.
Foi coordenadora da Pastoral da Saúde, sob a orientação do Padre Orlando. Em 1993, com a vinda do Padre Vladimir para nossa cidade, foi convidada a ser coordenadora da Pastoral dos Vicentinos, onde, por 9 anos, sempre ajudando as famílias mais necessitadas e participando de muitas campanhas para arrecadar alimentos para as famílias carentes. Fez parte do “Natal Sem Fome” e da Campanha do Agasalho por muitos anos. Muitas vezes, juntamente com a amiga Socorro Avesani, saía de porta em porta arrecadando alimentos para atender os necessitados.
Atualmente continua fazendo parte da Pastoral dos Vicentinos e também da Pastoral da Liturgia na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, onde ainda é a responsável pela cozinha.
No dia 30 de setembro de 2019, em seu aniversário de 80 anos, pediu aos seus convidados que a presenteassem com brinquedos para que posteriormente fossem doados para as crianças carentes do munícipio em comemoração ao Natal.
Morando em Santa Cruz das Palmeiras há 55 anos, construiu muitas amizades, sendo uma pessoa humilde e caridosa, conquistando o carinho e admiração de todos que a conhecem. É vista como uma pessoa que sempre está disposta a ajudar, mesmo quando é algo que não está ao seu alcance procura ajuda de órgãos competentes para a solução.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook