Defesa Civil do município está em alerta para evitar incêndios

O período de seca chegou juntamente com a maior incidência de fortes ventos, aumentando significativamente o número de incêndios florestais, que, de acordo com as autoridades do setor, são, em sua maioria, criminosos, causando fortes danos ao meio ambiente.
O que às vezes começa como uma pequena fogueira, por causa do tempo seco desta época do ano, acaba tomando proporções assustadoras. É por isso que os órgãos fiscalizadores fazem um alerta para a população, já que a principal causa dos incêndios é a ação humana. Por isso, a melhor forma de controle é a prevenção.
Há várias ações importantes para evitar incêndios: a primeira, e mais importante, é não utilizar o fogo neste período, principalmente sem a presença de órgãos oficiais; a segunda são os cuidados essenciais, como não jogar bitucas de cigarro em estradas ou matas, nem algum tipo de líquido inflamável.
Em Santa Cruz das Palmeiras, a Defesa Civil do município, que, agora, conta com uma caminhonete equipada, está em alerta para evitar incêndios. Apesar disso, pede-se à população que não ateie fogo em materiais, seja na zona urbana ou rural, pois pequenos focos podem se transformar em grandes incêndios, não tendo como ser debelados e que muitas vezes atingem matas nativas e mananciais, causando enorme dano ambiental.
A Defesa Civil lembra que, para muitos incêndios, os custos econômicos, ecológicos e sociais são altos, podendo ser evitados com a colaboração de todos. Lembra, finalmente, que, em caso de incêndio, seja ela acionada pelo telefone 3672-1090 ou 153.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook