Dia Mundial do Idoso é celebrado pela Assistência Social

Dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Representa um dia do ano em que o mundo inteiro manifesta sua oposição aos abusos e sofrimentos infligidos a algumas de nossas gerações mais velhas.
A violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”. É uma questão social global que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de idosos em todo o mundo e que merece a atenção da comunidade internacional.
Há vários tipos de violência contra o idoso, segundo o Ministério da Saúde. A mais comum é negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra frio ou calor.
O abandono vem em seguida e é considerado uma forma extrema de negligência. Acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.
Há, ainda, a violência física, quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte. E a sexual, quando a pessoa idosa é incluída em ato ou jogo sexual homo ou heterorrelacional, com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.
A psicológica ou emocional é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.
Por último, há a violência financeira ou material, que é a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.
Para a conscientização de todos estes assuntos, acima citados, na penúltima quarta-feira, dia 15, no salão do Centro de Integração Comunitária Francisco de Paula Dupas, Parque 7 de Setembro, o Departamento de Assistência Social de Santa Cruz das Palmeiras, juntamente com a equipe do CREAS promoveu uma palestra com o Grupo da Terceira Idade. As palestras foram ministradas por Assistentes Sociais e Psicóloga, a fim de orientá-los a respeito de tais violências.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook