Empresa contratada pela prefeitura recolhe lixo hospitalar

A prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras, preocupada com o meio ambiente e qualidade da saúde da população, iniciou há vários dias um trabalho inédito no município: a correta coleta dos resíduos do serviço de saúde (popularmente conhecido como lixo hospitalar) para os órgãos de saúde, tanto públicos quanto privados.
Os Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) são resíduos oriundos de hospitais, drogarias, laboratórios de análises clínicas, consultórios odontológicos e médicos, ou outros estabelecimentos similares. O descarte irregular desse tipo de resíduo pode causar contaminação do meio ambiente e riscos à saúde pública.
A coleta de RSS no município é feita uma vez por semana por uma empresa especializada contratada pela Prefeitura Municipal, que se dirige a todos os estabelecimentos de serviços de saúde do município, público ou particular, cadastrados, realizando o serviço de coleta e destinação adequada desse tipo de resíduo. Segundo a administração, em média, é recolhida 1,83 t/mês de resíduo de serviço de saúde no município.
Os estabelecimentos devem colocar em saco branco e identificá-los com o nome do responsável. Os materiais perfurocortantes devem ser inseridos em caixas próprias para esse fim e também com identificação para que seja dada a destinação correta desse tipo de lixo.
Segundo o prefeito Zé da Farmácia, a preocupação com a questão ambiental torna o gerenciamento de resíduos um processo de extrema importância na prevenção da qualidade da saúde e do meio ambiente. Disse ele: “Contratamos uma empresa, devidamente aprovada pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), para dar fim, de maneira correta, nesses resíduos que são descartados pelos hospitais, clínicas médicas, odontológicas e veterinárias, centros de saúde, entre outros, para que não seja misturado com o lixo doméstico”.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook