O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
O objetivo do Outubro Rosa é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Em Santa Cruz das Palmeiras, as entidades de saúde realizam diversos eventos em comemoração à data, tais como: caminhadas, palestras, entre outros. Além de todas as atividades desenvolvidas nas Unidades de Saúde durante todo o mês de Outubro, o Departamento de Saúde participou dessa conscientização, promovendo um momento de bem-estar e qualidade de vida para as colaboradoras da Saúde, com uma palestra ministrada pela psicóloga Ana Cristina Krissan da Silva, abordando o tema “Mulher – papéis e desafios”.
Todas as profissionais foram recepcionadas com muito carinho e, após a palestra, foram realizados sorteios de brindes oferecidos por apoiadores, e servido um café da tarde, encerrando o evento.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
Entidades de Saúde realizam conscientização sobre o outubro Rosa
Posts recentes
Polícia de Tambaú descobre cultivo de maconha no quintal de uma casa
16 de dezembro de 2024
Leia mais »