Entidades de Saúde realizam conscientização sobre o outubro Rosa

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
O objetivo do Outubro Rosa é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Em Santa Cruz das Palmeiras, as entidades de saúde realizam diversos eventos em comemoração à data, tais como: caminhadas, palestras, entre outros. Além de todas as atividades desenvolvidas nas Unidades de Saúde durante todo o mês de Outubro, o Departamento de Saúde participou dessa conscientização, promovendo um momento de bem-estar e qualidade de vida para as colaboradoras da Saúde, com uma palestra ministrada pela psicóloga Ana Cristina Krissan da Silva, abordando o tema “Mulher – papéis e desafios”.
Todas as profissionais foram recepcionadas com muito carinho e, após a palestra, foram realizados sorteios de brindes oferecidos por apoiadores, e servido um café da tarde, encerrando o evento.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook