Entrada principal da cidade ganha nova arborização

Se todos colaborarem, a entrada principal da cidade, em breve, ganhará vida nova, transformando-se num cartão postal. É que no mês passado, a prefeitura municipal de Santa Cruz das Palmeiras, através do setor de Meio Ambiente, iniciou o projeto de revitalização da arborização urbana dos espaços públicos, e entre eles as entradas do da cidade e as praças, com o objetivo de preservar o meio ambiente e mobilizar a comunidade em geral.
Seguindo o cronograma, nos dias 21 e 22 de fevereiro, foram plantadas trinta mudas de Resedá e um pinheiro na Avenida Secundino de São José, entre a estátua do Cristo Redentor e a rotatória da SP 215.
De acordo com a Lei 2299/2019, que institui o programa de adoção de praças e áreas verdes, a participação da comunidade é de grande importância para a manutenção e preservação desse plantio.
A prefeitura convida a população para participar desse projeto. Aproveite seus espaços domésticos e plante árvores de pequeno porte, adote uma praça ou uma área verde.
Os interessados em colaborar podem procurar a seção de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente para mais informações.
Plante uma árvore ou ajude a conservá-la
Todas as casas das cidades deveriam ter uma árvore plantada em frente delas ou, então, as pessoas poderiam ajudar a conservar as que são plantadas pelos vizinhos ou pelos órgãos competentes, pois há inúmeros benefícios no plantio de árvores:
Segundo os especialistas no assunto, as árvores fazem sombra e, por isso, evitam a incidência direta da luz solar. O sol incidindo diretamente no asfalto ou cimento gera temperaturas muito altas, causando desconfortos insuportáveis. Além disso, a água presente nas folhas das árvores evapora e ajuda a minimizar os efeitos do calor, criando um efeito semelhante a um nebulizador ou climatizador.
O ar muito seco é responsável por uma série de problemas respiratórios, como asma. Além disso, agrava outras adversidades, como rinite, garganta seca e sensível, ressecamento da pele e até AVC. A água que evapora pelas folhas das árvores aumenta a umidade relativa do ar, contribuindo positivamente para reduzir esses problemas, fazendo com que todos tenham dias mais agradáveis.
Apesar de ainda não ter tido a eficácia medida, as folhas das árvores contribuem para abafar os sons e com isso reduzir a poluição sonora, favorecendo uma cidade mais tranquila. Os benefícios estão diretamente ligados à estética das cidades. Cidades arborizadas são mais bonitas, e cidades bonitas atraem mais turistas.
Uma única árvore que já cresceu pode absorver até 450 litros de água através de suas raízes todos os dias. Assim como pode captar a água da chuva que cai sobre suas folhas. Além disso, as raízes também previnem erosão do solo em que se encontram. Isso é extremamente importante para cidades, pois uma grande proporção da superfície que se encontra nelas é feita por materiais impenetráveis como concreto e asfalto. Caso o local não tenha uma maneira efetiva de escoar a água de uma chuva muito forte, isso causa alagamento.
Com temperaturas mais agradáveis, há redução do uso de energia elétrica para que ventiladores e ares-condicionados fiquem ligados. Além disso, há uma maior conscientização da população, pois vivendo em um ambiente mais arborizado os habitantes sentem na prática os benefícios da presença de árvores. Outro benefício notável é que principalmente durante a fase de crescimento, as árvores consomem o CO2 presente na atmosfera, contribuindo para reduzir os efeitos do aquecimento global. E durante um ano, uma única grande árvore pode absorver até 150 kg de CO2.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook