Escola de Karatê do Projeto Escola Viva realiza troca de faixas

A Prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras, através do Projeto Escola Viva, sob o comando da professora Silvana Maronte, realizou a cerimônia de graduação de 48 alunos da escolinha de karatê.
O evento aconteceu no domingo do dia 28 de julho, no Salão Social do Esporte Clube Palmeirense, reunindo grande público, entre atletas, professores, diretores e familiares, além da presença dos professores Andrade e Adilson, da cidade de Vargem Grande do Sul.
Na oportunidade, sob o comando do professor Renato Feltrin, quatro alunos do Esporte Clube Palmeirense, que têm como professor José Tessaro, receberam a tão sonhada faixa preta, em um cerimônia muito bonita. Foram eles: Paulo Cesar Olivato Junior, Paulo Roberto Ferrian, Israel Luis Brandão Silvério e João Vitor Mendes.
O que é Karatê – Karatê é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”. É uma arte altamente científica, fazendo o mais eficaz uso de todas as partes do corpo para fins de autodefesa. O maior objetivo do karatê é a perfeição do caráter, através de árduo treinamento e rigorosa disciplina da mente e do corpo. O karate-ka (cultor de karate-do) utiliza como armas as mãos, os braços, as pernas, os pés, enfim, qualquer parte do corpo.
Além de ser um excelente meio de autodefesa, o karatê também é um meio ideal de exercício. Ele desenvolve a força, a velocidade, a coordenação motora, o condicionamento físico e é reconhecido também por seus valores terapêuticos.
O combate desarmado nasceu antes da história escrita, mas as origens mais remotas são obscuras, muitas vezes encobertas pelo folclore de uma variedade de culturas do mundo.