Escolas municipais realizam trabalhos sobre cultura afro

Ao longo de 2023, professores da rede municipal de ensino de Santa Cruz das Palmeiras das salas comuns e de arte trabalham a temática “cultura afro-brasileira”, um dos pilares mais significativos da identidade e história do Brasil, temática essa que não apenas enriquece o panorama cultural, mas também desempenha um papel crucial na construção da riqueza social e na formação de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
Como encerramento dos projetos, foram realizados concursos de máscaras, objetos que fazem parte da enorme riqueza do continente africano, e ficaram conhecidos no Ocidente, em grande parte, por conta das vanguardas artísticas europeias. A professora de Arte Leda Minatel concluiu com êxito e até premiações a alunos de 1ºs aos 5os anos às melhores máscaras feitas com diversas técnicas.
Realizou, ainda, confecções de bonecas “Abayomis”, uma boneca negra, cujo significado é “aquele que traz felicidade ou alegria” (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso).
Já na Escola “Maria Aparecida Ungaretti”, as professoras de Arte, Débora Rodrigues e Caroline Bruno, trabalharam costumes, estampas e vestimentas e seus significados dentro da cultura afro, traje africano, indumentária tradicional africana, que são marcas da identidade de cada grupo. Os povos do continente africano costumam usar trajes, pinturas corporais, tecidos e adornos, conforme as identidades de seus devidos grupos. Dessa forma, trouxe para dentro da escola a vivência com abordagens, exposições e até vestimentas, encerrando, brilhantemente, com um desfile de moda, apresentado pelas crianças com indumentárias tradicionais do continente.
Segundo as professoras, trabalhar projetos que contemplem essa temática é extremamente importante para abordar temas como o preconceito e a diversidade étnico-racial em diferentes esferas da sociedade e ensinar a importância da cultura africana na construção social e cultural brasileira.

 

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook