Estudantes da Escola Lauro Barreira visitam redação da Gazeta Palmeirense

A Escola Estadual Lauro Barreira, de Santa Cruz das Palmeiras, é uma das mais conceituadas instituições de ensino do município. Durante todo o ano os alunos participam de palestras com profissionais de todos os segmentos para aumentar mais os conhecimentos, além de fazer visitas às empresas do município.
Uma dessas visitas se deu na penúltima terça-feira, 23, quando aproximadamente vinte alunos do 1º C, juntamente com as professoras Ângela e Eliana, fizeram uma visita técnica à sede da Gazeta Palmeirense, podendo, com isso, conhecer como se organiza a redação de uma mídia impressa. A recepção dos visitantes foi feita pelo diretor e proprietário do Jornal, bem como pelos diagramadores, que explicaram como funciona a estrutura de uma notícia.
Segundo a direção da escola e as professoras que estiveram acompanhando os alunos, a visita teve por objetivo fazer com que os alunos conhecessem o funcionamento da redação de um jornal e os processos envolvidos na produção de matérias jornalísticas. Desse modo, puderam ver, na prática, em sala, os diferentes gêneros textuais, como a notícia, o colunista, os colaboradores, as fontes e a carta do leitor.
Ainda durante a visita, os alunos puderam fazer perguntas aos profissionais e conhecer melhor a rotina de trabalho de um jornalista. Entre as perguntas, destacamos estas: Como fazer jornal numa cidade pequena? Quem pode escrever num jornal? Como fazer para ser colaborador? Como se tornar jornalista? Como elaborar uma notícia policial, cultural e política? Todas as indagações foram respondidas pelos profissionais presentes.
Participante do PEI
A Escola Lauro Barreira, passou a integrar, desde o início do ano, o PEI, um programa da Secretaria do Estado de São Paulo, que potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um Modelo de Gestão.
No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida.
O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.

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