Fiéis católicos celebram Dia de Finados

A Igreja Católica celebrou, na última terça-feira (2), o Dia de Finados, que, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é a “comemoração de todos os fiéis defuntos”. Conforme explica a CNBB, a data está na tradição católica desde o final do primeiro século como ocasião para lembrar-se daqueles que partiram desta vida e também para celebrar a vida em Cristo na certeza da ressurreição.
Em artigo publicado no Portal da CNBB, o arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, explica que a comemoração dos fiéis defuntos é celebrada um dia após a festa de todos os Santos, no calendário universal da Igreja, “para mostrar que as duas festas litúrgicas estão ligadas intimamente pela fé e pela esperança no destino eterno da criatura humana”.
A solenidade dos fiéis defuntos, ressalta o cardeal, “nos mostra que a morte é o ‘último inimigo a ser vencido’ (1Cor 15,26), e a vitória sobre a morte é o critério da esperança de todos os batizados”.
Em Santa Cruz das Palmeiras, as celebrações eucarísticas, que costumavam ser no cemitério, este ano, por causa da pandemia, foram realizadas nas igrejas. Apesar disso, o cemitério municipal recebeu centenas de pessoas que foram visitar os túmulos de entes queridos e rezar por eles. Destaque especial para os representantes do Terço dos Homens, da Paróquia de Santa Rita de Cássia, situada no Bairro Ada Dedini, sob o comando do padre Ricardo, que, juntamente com as famílias, realizou uma celebração no local. Participaram, também, as representantes do Terço das Mulheres da mesma Paróquia, familiares, além de outros fiéis que se fizeram presentes.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook