Fiéis católicos celebram o Dia da Padroeira Santa Cruz

Na última terça-feira foi comemorado o Dia de Santa Cruz. A data, que é lembrada no dia 14 de setembro pela Igreja Católica, celebra a cruz como instrumento de salvação, fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio.
Os cristãos católicos celebram o Dia da Exaltação da Santa Cruz. Para os fiéis, o objeto onde Cristo morreu deve ser lembrado como símbolo de libertação e de vitória.
Em Santa Cruz das Palmeiras, cuja Padroeira é Santa Cruz, o dia foi de festa entre os fiéis. A programação foi iniciada dias antes com a novena na igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, e na terça-feira, no mesmo local, houve uma missa de Exaltação da Santa Cruz, celebrada pelos padres André e Fernando, ambos da Paróquia Santa Cruz, padre Ricardo, da Paróquia Santa Rita de Cássia, e Altair José Guerino Lara, da Paróquia São José de São José do Rio Pardo. Em seguida, realizou-se a procissão, acompanhada por violeiros, levando a relíquia de Santa Cruz até à Igreja do mesmo nome, que estava fechada para reforma e foi reaberta neste dia, onde foi feita também a entronização do quadro do Beato Pe. Donizetti e da Mãe Rainha.
Festa de Santa Cruz
Segundo consta, esta festa é chamada em Grego de Ὕψωσις τοῦ Τιμίου Σταυροῦ e em latim de Exaltatio Sanctae Crucis (literalmente, “Exaltação da Santa Cruz”).
Em algumas partes da Comunhão Anglicana, a festa é chamada Santo Dia da Cruz, um nome também utilizado por Luteranos. A celebração é às vezes chamada Festa da Cruz Gloriosa. No calendário litúrgico cristão há várias Festas relacionadas à Cruz, todas com a intenção de relembrar a crucificação de Jesus Cristo, evento central da fé, como diz o apóstolo São Paulo: “Nós pregamos a Cristo crucificado, que é para os judeus, na verdade, uma pedra de tropeço, e para os gentios uma estultícia; mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.” Enquanto a Sexta-Feira Santa é dedicada à paixão e Crucificação, a Festa da Exaltação da Santa Cruz, em 14 de Setembro, celebra a cruz como instrumento de salvação, fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook