Funcionários públicos estão sendo diagnosticados contra a Covid-19

A Prefeitura de Santa Cruz das Palmeiras, através de seu setor de Vigilância Epidemiológica, iniciou nesta semana a aplicação de testes rápidos de Coronavírus em servidores públicos municipais. Serão testados funcionários da Saúde, Segurança Pública, Coveiros, Meio Ambiente, responsáveis pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos, Paço Municipal, Almoxarifado, entre outros. A ação seguirá cronograma específico em cada secretaria até que todos sejam diagnosticados. A análise do resultado é emitida em 15 minutos e o participante deixa o local com o resultado do exame.
De acordo o setor de Vigilância Epidemiológica, a ação tem como objetivo a testagem dos funcionários que se encontram assintomáticos para suspeita de Covid-19 no momento da testagem. Isso tem a finalidade de rastrear aqueles que, em algum momento da pandemia, possam ter tido contato com o vírus ou estar em período recente desta exposição.
A ação conta com equipes multiprofissionais da Secretaria da Saúde, incluindo profissionais como enfermeiros, médicos, entre outros. Os testes rápidos, que foram adquiridos com recursos próprios do município e serão aplicados em todos os funcionários, poderão identificar se o servidor já teve a doença anteriormente ou se está na sua fase aguda.
O contato dos profissionais da Saúde com os funcionários durante os testes traz também a oportunidade de reforçar as orientações sobre os cuidados de prevenção contra o novo coronavírus, bem como realizar a busca ativa de funcionários e/ou seus familiares que forem identificados com a doença, a fim de que sejam encaminhados para o atendimento médico nas unidades de Saúde.
Não foi informado se algum funcionário já havia contraído a doença, mas sim que a maioria estava bem de saúde e não havia contraído o vírus nem estava com suspeita de Covid-19.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook