Jovens e adultos recebem o Sacramento da Confirmação Batismal

Familiares e amigos lotaram as dependências da Igreja Nossa Senhora da Salette, situada no Bairro de Vila Meira, em Santa Cruz das Palmeiras, na noite do último dia 5, para participarem da Confirmação Batismal de mais 100 jovens e adultos. A celebração foi aguardada com alegria e grande expectativa pelos participantes, crismandos, catequistas, pais e padrinhos, todos pertencentes às paroquias Santa Cruz, Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora do Rosário, que receberam o Sacramento da Confirmação das Promessas Batismais e agora, como cristãos maduros, poderão vivenciar os ensinamentos de Cristo no mundo.
A celebração foi presidida pelo então administrador diocesano, padre Joãozinho, juntamente com os padres das paróquias citadas, que se dirigiram aos crismandos, lembrando-os do grandioso passo e da importância da Crisma na vida de um jovem e adulto, firmando sua fé, e cabendo a eles estarem sempre a serviço da Santa Igreja, dirigindo-se também aos padrinhos para que ajudem e apoiem os afilhados nesse firmamento da fé.
Para receber este sacramento, todos passaram por uma catequese em suas respectivas comunidades durante um determinado período, conduzidos e orientados pela equipe de catequistas de cada localidade.
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) ensina que nesse Sacramento, tal como ocorreu em Pentecostes, – quando o Espírito Santo desceu sobre a comunidade dos discípulos, o Espírito Santo desce em cada crismando que pede à Igreja esses dons do Espírito. Dessa forma, o Sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo.
Chama-se Crisma por causa do rito essencial, que é a unção. E chama-se Confirmação, porque confirma e reforça a graça batismal. O óleo do Crisma é composto de óleo de oliveira (azeite), perfumado com resina balsâmica. Na manhã da Quinta-feira Santa, o bispo o consagra para ser utilizado no batismo, na confirmação, na ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na consagração dos altares e dos sinos. O óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo (cf. II Cor 2,15).
Foto: Pascom/Santa Cruz.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook