Mais de mil pessoas deixam de ir às consultas agendadas

O absenteísmo é quando a pessoa deixa de comparecer a um compromisso. Como, por exemplo, a um exame, ou consulta, na rede municipal. Casos que estão preocupando as autoridades de saúde de Santa Cruz das Palmeiras. Em período de um mês, mais de mil pessoas deixaram de comparecer em um dos postos de saúde, onde marcaram as suas consultas, segundo os responsáveis pela marcação de consultas e exames do município. Os detalhes de cada local, com o número de faltas, podem ser conferidos em publicações nas redes sociais da prefeitura.
De acordo com o Diretor de Saúde, Luís Rafael, a falta ao procedimento impacta principalmente no tempo de atendimento. Segundo ele, quando um paciente falta, a unidade de saúde perde uma vaga que poderia ofertar, e o usuário volta para o final da fila no sistema. “O absenteísmo causa problemas como o adiamento e descontinuidade das necessidades de cuidado dos pacientes, aumento do tempo de espera e insatisfação com os serviços de saúde”, disse.
Ainda segundo ele, o absenteísmo ocasiona um crescimento da demanda reprimida para as especialidades, desequilíbrio da oferta e execução dos serviços, aumentos dos custos assistenciais e desperdício de recursos. Quando uma pessoa falta a uma consulta agendada, outras pessoas, que poderiam ser atendidas, acabam sendo prejudicadas pela ausência de quem, inicialmente, agendou a consulta. Além disso, quando o usuário não avisa a unidade, que não poderá comparecer à consulta agendada, ele: deixa os profissionais sem desempenhar o seu papel, que é cuidar da sua saúde; e os materiais que seriam utilizados para atendê-lo não serão usados, podendo ocasionar desperdício.
Se por alguma razão não consiga ir à consulta, o usuário pode se dirigir à recepção da UBS ou entrar em contato com o serviço de saúde e remarcar a consulta para outro dia.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook