Mais de três mil pessoas deixaram de tomar a segunda dose da vacina na cidade

Santa Cruz das Palmeiras conta hoje com aproximadamente três mil pessoas que não voltaram para tomar a segunda dose de vacinas contra a Covid-19. Essa informação é da enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Lucélia Silvestrini, através de um vídeo divulgado em rede sociais na última quarta-feira, 13.
A enfermeira informou que a segunda dose da vacina Covid-19 aumenta a resposta imune na produção de anticorpos contra o vírus. Ela lembra, ainda, que as vacinas são seguras, o que foi demonstrado por estudos mesmo antes da introdução dos imunizantes no Programa Nacional de Imunizações. Disse também que os postos de saúde continuam abertos para a aplicação da segunda dose de quem não a tomou no período estabelecido pelas autoridades. A relação das unidades abertas está na página oficial da prefeitura, valendo a pena lembrar que o esquema vacinal é essencial para garantir proteção completa contra as formas graves da doença e das variantes do coronavírus.
Disse Lucélia: “Eu fiquei muito triste quando fizemos um levantamento esta semana e percebemos a quantidade de pessoas que ainda não foi receber a segunda dose. Tantos gostariam de já estar vacinados. Sem falar nas pessoas que perderam alguém por essa doença. Estamos com muitas vacinas na geladeira e se não forem aplicadas vão perder a validade, depois não sabemos se o governo irá mandar novamente. Por isso estamos pedindo para que as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose que procurem um posto próximo de sua residência o mais rápido possível. Sabemos que vai levar um tempo para voltar ao normal, mas estar vacinado traz esperança de não ter tanto medo de se relacionar com as pessoas do nosso cotidiano. Estamos chegando ao final do ano e se todos estiverem vacinados vamos poder confraternizar com os nossos entes queridos, sem correr o risco de se infectar ou levar o vírus para outra pessoas”.
Efeitos colaterais da vacina
Segundo alguns especialistas, entre os motivos de a população não retornar ao posto para tomar a segunda dose estão os efeitos colaterais relatados. Há quem tenha sentido sintomas como dores de cabeça e no corpo, febre, ou qualquer outro desconforto. Mas eles garantem que os efeitos da segunda dose são mais leves e autolimitados.
Quem já recebeu a segunda dose da vacina fala do alívio que é estar completamente vacinado. Quem conclui o esquema vacinal fala que se sente mais seguro de voltar à vida normal aos poucos, mesmo ainda cumprindo com todos os cuidados como uso de máscara, distanciamento social e higiene das mãos. Se você ainda não tomou a segunda dose, vá tomar, é bom para você, seus amigos e familiares, que vão ficar mais seguros quando estiverem reunidos.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook