Médica palmeirense é destaque na medicina em Ribeirão Preto

A médica Dra. Fernanda Somera, de Santa Cruz das Palmeiras, que é filha do empresário Paulinho dos Santos, já é uma das profissionais mais atuantes e de destaque, nacional e internacional, do Hospital das Clinicas, em Ribeirão Preto. Ela é uma das pesquisadoras da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, que avaliaram o uso de um microscópio virtual nas disciplinas de histologia, que estuda as células e os tecidos do corpo humano.
Em um artigo Virtual Microscopy as a Learning Tool in Brazilian Medical Education, que foi publicado pela conceituada revista Anatomical Sciences Education, apresenta resultados positivos sobre a percepção do uso da ferramenta virtual por alunos do curso de medicina da FMRP. Entre as avaliações, estão a relação com o manuseio, adequação, eficácia de aprendizagem, satisfação e desempenho acadêmico com a microscopia virtual.
“Fizemos uma parceria com a Universidade do Chile, que pode ser considerado o grande ponto de virada para o uso da tecnologia, pois enviamos parte do nosso acervo de lâminas para serem digitalizadas por um software on-line. Um ponto muito importante do desenvolvimento da microscopia virtual é que o aluno consegue avaliar a lâmina inteira em diversas magnitudes, porque a grande maioria das ferramentas digitais funciona como um atlas físico que foi transferido para o meio digital”, diz a primeira autora do trabalho Fernanda Somera dos Santos, egressa da FMRP e médica residente no Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP) da USP.
Após a digitalização das lâminas, o grupo implementou um laboratório virtual com lâminas usadas nas disciplinas de histologia para que os alunos pudessem acessar o conteúdo em qualquer dispositivo, como notebook ou celular, com acesso à internet. Os alunos participantes do estudo foram divididos em dois grupos, sendo que um deles era composto por 91 estudantes que foram matriculados em 2015 e que usaram o microscópio tradicional; e por 98 que foram matriculados em 2019 e que usaram a ferramenta digital e a analógica.
O artigo é de autoria da médica Fernanda Somera dos Santos, juntamente com as professoras Katiuchia Uzzun Sales, Gleici da Silva Castro Perdoná e Mariana Kiomy Osako, todas da FMRP, e colaboração da biomédica Márcia Gaião Alves.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook