Militares do Exército realizam desinfecção contra Covid-19 na cidade

Por causa do aumento de pessoas infectadas, alta taxa de ocupação de leitos hospitalares e elevado número de mortes pela pandemia da COVID-19 em Santa Cruz das Palmeiras, a prefeitura municipal solicitou, mais uma vez, o apoio do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada (13º RCMec), unidade do Exército Brasileiro sediada em Pirassununga, para a realização de desinfecção para garantir, preservar e melhorar as condições sanitárias no município e, com isso, ajudar no processo de proteção da população.
Esta é a terceira vez que é realizado este tipo de trabalho pelos militares de Pirassununga no município. Os serviços, com aproximadamente dez homens, tiveram início na terça-feira, 29, prosseguindo até quinta-feira (1º), começando pelo Almoxarifado municipal, depois o Posto de Saúde Afonso Luzzi, Pronto-Socorro, Rodoviária, Unidade Materna e Infantil (UMI), Escola Maria José Gonzalez, Creche Municipal Maria José Mazzotti, Escola Amélia Ramos Stocco, Posto de Saúde Dr. José Mendes da Silva e Escola Maria Aparecida Ungaretti. Na sequência, Escola Pio Borges Gonçalves, Creche Elvira Varotti, Posto de Saúde Agostinho “Nino” Deperon, Posto de Saúde Marcos Verotti Pedra, Escola Amadeu Luis Margutti, Escola Armida Traldi, CIAI Professora Ana Maria de Oliveira, APAE e Escola Vereador José Deperon Filho.
O processo de descontaminação é dividido em 3 etapas: aplicação de solução desinfetante (hipoclorito), seguida de aplicação de água e, finalmente, é utilizada uma solução à base de cloro, que foi aplicada nas áreas de grande circulação e em superfícies que são tocadas frequentemente pelas pessoas. Durante os trabalhos de desinfecção, os militares usaram equipamentos de proteção individual (EPI) apropriados para o manuseio dos produtos químicos.
Uma equipe do Setor Municipal de Serviços Públicos auxiliou na desinfecção juntamente com o Exército. Segundo o chefe do Setor de Saúde do município, Luís Rafael, “é um serviço preventivo contra o coronavírus. À ação se une as medidas de higienização que já realizamos desde ano passado. Hoje, tivemos mais um reforço com uma grande operação de sanitização dos soldados do Exército, que sempre atende aos nossos pedidos”, disse.
Segundo o comando da Corporação, a intenção do Exército é cooperar com as autoridades municipais no combate à pandemia. A sanitização reforça as medidas de prevenção ao proporcionar a desinfecção desses locais que recebem pacientes com diagnóstico de COVID-19.
Apesar da desinfecção desses locais, os agentes da Vigilância Epidemiológica recomendam que as pessoas continuem tomando os cuidados para a prevenção à doença, como o distanciamento e isolamento social, higienização das mãos e o uso das máscaras de proteção individual.
Agradecimento
Em forma de agradecimento, na manhã da última quinta-feira, dia 1º, na escola municipal ‘‘Maria José Gonzalez’’, o prefeito Zé da Farmácia, juntamente com a equipe que auxiliou os militares, ofereceu um café da manhã reforçado para os policiais do Exército que estiveram fazendo a sanitização. O Sargento João Rossi, que esteve à frente dos trabalhos, agradeceu a acolhida.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook