Missa e carreata marcam o Dia de São Cristóvão

Dia 25 de julho é uma data especial para motoristas e viajantes, marcada pela comemoração do Dia de São Cristóvão. Nesse dia são realizadas em todo o Brasil celebrações que incluem orações, missas e procissões motorizadas.
Segundo a tradição, a celebração de São Cristóvão está enraizada na tradição cristã de honrar santos que desempenharam papéis significativos na história da Igreja. Ele é venerado como protetor dos motoristas, viajantes, peregrinos e marinheiros, além de ser um dos “Catorze Santos Auxiliares”, invocado para proteção contra doenças e perigos durante viagens. Sua popularidade pode ser atribuída à sua inclusão na Legenda Áurea, um conjunto de biografias de santos escritas no século XIII para disseminar valores morais edificantes.
A celebração de São Cristóvão vai além da devoção individual. Ela representa um importante momento de encontro e confraternização entre os fiéis, fortalecendo os laços comunitários e reafirmando a fé.
Como o dia caiu no meio da semana, as comemorações em Santa Cruz das Palmeiras aconteceram no último domingo, 4. Na oportunidade, por volta das nove horas da manhã, grande número de pessoas esteve participando de uma missa celebrada pelos padres André e Fernando na Igreja de Nossa Senhora da Salete, situada no Bairro de Vila Meira. Em seguida, uma grande carreata se formou e, depois de passar por várias ruas da cidade, fez uma pausa para receber as bênçãos em frente à Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, no Centro da cidade. Milhares de veículos, entre carros, caminhões, carretas, motos e até bicicletas passaram pelo local, recebendo a água benta, que vai proteger a todos pela sua fé para livramento dos perigos na cidade e estradas do País.
A história de São Cristóvão
A devoção a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, viajantes e peregrinos, tem raízes profundas na história do cristianismo.
Segundo a lenda, o santo, cujo nome original era Réprobo, era um homem de grande força física que buscava servir ao maior rei da Terra. Após diversas aventuras, ele encontrou Jesus Cristo e o carregou em seus ombros, recebendo o nome de Cristóvão, que significa “aquele que carrega a Cristo”.

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook