Morre o bispo diocesano Dom David Dias Pimentel

A diocese de São João da Boa Vista comunicou na tarde de terça-feira, 16 de março, o falecimento de seu bispo emérito, dom David Dias Pimentel, aos 80 anos. Acometido pela Covid-19, o bispo emérito estava internado desde o dia 8 de março na UTI do Hospital Maternidade da Unimed, em São João da Boa Vista. Com o agravamento do caso, no domingo, 14, havia sido entubado.
Dom David nasceu no Arquipélago dos Açores, filho de João Dias Pimentel e Arminda de Jesus Costa, sendo o mais jovem entre dez irmãos. Seus estudos foram realizados em sua terra natal, sendo que aos treze anos entrou no Seminário da Consolata, em Fátima. Em 1960, veio com sua família para o Brasil, e em Botucatu fez o colegial (atual ensino médio).
Em 1963, iniciou seus estudos de Filosofia no Seminário Central do Ipiranga e, em 1965, Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Foi ordenado sacerdote em 21 de dezembro de 1969, na cidade de São José do Rio Preto, atuando durante dezesseis anos em diversos cargos diocesanos, como reitor do seminário, pároco em Nhandeara, São José do Rio Preto, Cedral e Monte Aprazível, coordenador diocesano de pastoral, professor do seminário e membro do conselho de presbíteros.
Em 1986, foi transferido para Guarulhos, onde foi pároco do Jardim Munhoz e da Catedral Nossa Senhora da Conceição, fazendo parte da coordenação de pastoral e do conselho de presbíteros. Em 1991, durante o período sede vacante, foi administrador diocesano e depois vigário geral da Diocese. Atuou na Diocese de Guarulhos por oito anos.
No início de 1995, voltou à Diocese de São José do Rio Preto, para ocupar o cargo de reitor e professor do seminário maior Sagrado Coração de Jesus e, no dia 11 de dezembro de 1996 foi nomeado, por João Paulo II, bispo auxiliar de Belo Horizonte.
Em 31 de janeiro de 1997, recebeu a ordenação episcopal, em São José do Rio Preto, tendo como sagrante Dom Serafim Fernandes de Araújo, Arcebispo de Belo Horizonte, e consagrantes Dom José de Aquino Pereira, Bispo de Rio Preto e Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, bispo de Guarulhos. Sua posse em São João se deu no dia 25 de Março de 2001, conduzindo a Diocese até 28 de Setembro de 2016.
Nota da CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em nota, disse que “recebe com pesar o comunicado do falecimento em decorrência da covid-19 nesta terça-feira, 16 de março, do bispo emérito da diocese de São João da Boa Vista (SP), Dom David Dias Pimentel.
O lema episcopal ‘Servir, não ser servido’ traduziu o ministério de Dom David junto ao povo de Deus no Brasil, especialmente no Estado de São Paulo, terra que adotou como sua morada. Neste momento de luto, manifestamos nossos sentimentos à família de Dom David, ao bispo diocesano, Dom Antônio Emídio Vilar, ao clero e ao povo da diocese e aos seus amigos, ao mesmo tempo que reafirmamos nossa fé na ressurreição e na vitória da vida sobre a morte.”
Foto: Paróquia Santa Rita de Cássia

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook