Mulher com Covid-19 morre em Tambaú após esperar sete dias por uma vaga de UTI

Uma mulher, de 62 anos, com Covid-19, morreu em Tambaú (SP) à espera de uma vaga de UTI. O óbito foi registrado no boletim desta terça-feira (30).
Segundo a Prefeitura de Tambaú, a mulher, que não foi identificada, ficou internada por 9 dias e há 7 aguardava transferência para um leito de UTI, via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), que é o órgão do governo do estado que controla a oferta de leitos nas unidades de saúde públicas.
Tambaú e outras 19 cidades fazem parte da Diretoria Regional de Saúde XIV, com sede em São João da Boa Vista.
A região vem enfrentando um grande problema de superlotação das UTIs e falta de leitos para novos pacientes. Segundo os boletins divulgados nesta terça-feira (30), a ocupação de UTI SUS em São João da Boa Vista é 125%, em São José do Rio Pardo é de 120% e, em Mococa, 138,4%. Todas abriram leitos extras.
Questionada sobre o não atendimento da paciente de Tambaú, a Secretaria Estadual de Saúde informou, por meio de nota, que a demanda de transferências para casos de Covid-19 registradas na Cross cresceu 117% em comparação ao pico da pandemia e que, atualmente, são cerca de 1,5 mil pedidos por dia, dos quais 35% referem-se a leitos de UTI.
Informou, ainda, que a regulação depende da disponibilidade de leitos e de condição clínica adequada para que o paciente seja deslocado com segurança até o hospital de destino.
Segundo a Secretaria de Saúde, a rede de saúde está impactada com o aumento de casos e internações e, nesta terça-feira, mais de 31 mil pessoas estão internadas por suspeita ou confirmação de Covid-19. A taxa de ocupação é de 92,3% nos leitos de Terapia Intensiva exclusivos para a doença em todo o estado.
Sobre a sobrecarga da DRS XIV, a Secretaria informou que a região de São João da Boa Vista opera com mais de 90 leitos destinados a pacientes graves da doença, entre UTI e enfermaria, e que nesta terça a taxa de ocupação de UTI na região é de 96,2%. Fonte: G1 / São Carlos

Compartilhe:
Share on Facebook
Facebook